Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18968
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_LázaraAlinedeOSSilveira.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de melhoria de processo de implementação de software : estudo de caso de um sistema de dados de operações do mercado monetário
Authors: Silveira, Lázara Aline de Oliveira Sousa
Orientador(es):: Oliveira, Edgard Costa
Assunto:: Software - desenvolvimento
Gestão de riscos
Normas ABNT
Mineração de texto
Issue Date: 20-Dec-2015
Citation: SILVEIRA, Lázara Aline de Oliveira Sousa. Proposta de melhoria de processo de implementação de software: estudo de caso de um sistema de dados de operações do mercado monetário. 2015. xv, 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A gestão de riscos constitui-se em uma importante área do conhecimento para a eficiência do processo de desenvolvimento de software, pois permite que vulnerabilidades encontradas sejam tratadas adequadamente, possibilitando maior segurança e precisão na tomada de decisão. Um fator relevante para o sucesso da gestão de risco é o estabelecimento do contexto do que se pretende avaliar e melhorar dentro da organização. Portanto, para realização desse estudo, utilizou-se da norma ABNT NBR ISO 31000:2009 de gestão de riscos, para propor melhorias no processo de implementação de software de uma instituição financeira, a partir da visão e análise dos desenvolvedores de um sistema de dados de operações do mercado monetário. Para monitoramento e tratamento dos riscos identificados, foi proposto um modelo de classificação automática de códigos-fonte Cobol, e também um processo de especificação de componentes e funcionalidades de software, a fim de proporcionar maior agilidade e segurança ao processo de implementação. A metodologia adotada para a realização desse estudo, foi de natureza exploratória e descritiva, com a utilização do estudo de caso como estratégia de pesquisa e abordagens de pesquisa qualitativa (com a aplicação de questionários e entrevistas para a coletas de dados) e quantitativa (com a aplicação do método multicritério Analytic Hierarchy Process - AHP). Ao final é proposto um redesenho do processo de desenvolvimento, por meio do mapeamento de processos TO BE e BPM, em que são definidas 11 novas atividades para melhoria do processo de implementação a partir da elaboração de fonte confiável, atualizada e acessível de informação para as áreas técnicas e de negócio da instituição.
Abstract: Risk management constitutes an important area of knowledge for efficient software development process, as it allows found vulnerabilities is properly treated, enabling greater security and accuracy in decision making. An important factor in the success of risk management is the context of the establishment of what is to evaluate and improve within the organization. Therefore, to conduct this study, we used the standard ISO 31000: 2009 risk management, to propose improvements in the software implementation process of a financial institution, from the vision and analysis of the developers of a data system money market operations. For monitoring and treatment of identified risks, it proposed a automatic classification model of COBOL source code, and also a process of components and software features specification in order to provide greater flexibility and security to the implementation process. The methodology used to conduct this study was exploratory and descriptive, using the case study as a research strategy and qualitative research approaches (with the use of questionnaires and interviews for data collection) and quantitative (with the application of multi-criteria method Analytic Hierarchy Process - AHP). At the end it proposes a redesign of the development process, through process mapping TO BE and BPM, which are set 11 new activities to improve the implementation process from the preparation of reliable source, updated and accessible information for the technical areas and the institution’s business.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18968
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18968/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.