Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18783
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_JenniferdeCarvalhoMedeiros.pdf925,89 kBAdobe PDFView/Open
Title: As representações sociais dos tutores sobre a formação para a atividade de tutoria
Authors: Medeiros, Jennifer de Carvalho
Orientador(es):: Moraes, Raquel de Almeida
Assunto:: Políticas públicas educacionais
Ensino a distância
Tutoria
Representações sociais
Tutores - formação
Issue Date: 25-Nov-2015
Citation: MEDEIROS, Jennifer de Carvalho. As representações sociais dos tutores sobre a formação para a atividade de tutoria. 2014. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: A equipe de tutoria faz parte do sistema UAB e esses sujeitos mantêm relação direta com os estudantes, sendo necessária uma formação para o exercício dessa atividade. Considerando a importância do tutor na EaD e das novas tecnologias da comunicação e informação na prática docente, a pesquisa buscou investigar as seguintes questões: quais são as representações sociais dos tutores presenciais e a distância sobre o curso de formação para atuarem na tutoria, levando em consideração as suas expectativas antes de iniciar o processo de formação bem como as impressões após realizarem o curso, estabelecendo uma relação com o exercício da atividade? Em que medida as representações sociais acerca da formação do tutor contribuem para explicar o modelo de EaD adotado pela Universidade Aberta do Brasil? O nosso problema situa-se na perspectiva de análise das representações dos tutores sobre a sua formação, a fim de compreender parte do sistema UAB, dos seus propósitos no âmbito da educação superior, observando a existência de consensos, dissensos e contradições revelados a partir do exercício da tutoria. Para a compreensão do nosso objeto de estudo, lançaremos mão da abordagem materialista histórica dialética, por considerar que seja a mais adequada para interpretar o movimento de contradições, dissensos e consensos existentes entre o tutor e a formação que recebe para o exercício do seu trabalho. Adotamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados em associação com as categorias da dialética: contradição, mediação, quantidade e qualidade. A interpretação foi balizada pelos conceitos de Gramsci no que diz respeito ao senso comum, bom senso, hegemonia e contra-hegemonia. Evidenciamos em geral que as representações sociais dos tutores estão concentradas na necessidade de conhecimento das novas tecnologias. Não observamos mudanças significativas de pensamento que sinalizassem para uma reflexão acerca das condições de trabalho, na racionalização e precarização do trabalho docente. ______________________________________________________________________________________________ RESUMÉ
L'équipe de mentorat fait partie du système UAB et ces gars directe relation avec les élèves , la formation à l'exercice de cette activité est nécessaire . Compte tenu de l' importance du tuteur dans l'enseignement à distance et les nouvelles technologies de communication et d'information dans la pratique de l'enseignement , la recherche examine les questions suivantes : quelles sont les représentations sociales de la présente tuteurs et la distance au cours de formation pour travailler dans l'encadrement , en tenant compte leurs attentes avant de commencer le processus de formation ainsi que les impressions après avoir fait le cours , établir une relation avec l'exercice de l'activité ? La mesure dans laquelle les représentations sociales sur la formation de l'aide d'un tuteur expliquer le modèle de l'enseignement à distance adoptée par l'Open University du Brésil ? Notre problème réside dans le point de vue de l'analyse des représentations des tuteurs sur la formation afin de comprendre une partie du système UAB , son but dans le contexte de l'enseignement supérieur , en notant l'existence de consensus , les désaccords et les contradictions relevées de la pratique du mentorat. Pour la compréhension de notre sujet , nous allons lancer la main approche dialectique du matérialisme historique , compte tenu de ce qui est le mieux à même d'interpréter le mouvement des contradictions, des désaccords et des consensus existant entre le tuteur et la formation que vous recevez pour le cours de leur travail . Nous avons adopté l'analyse de contenu pour le traitement des données en combinaison avec les catégories de la dialectique : contradition, de médiation , de quantité et de qualité . L'interprétation a été limitée par les concepts de Gramsci à l'égard de sens comun , le bon sens , l'hégémonie et contre-hégémonie . En général, les représentations sociales des tuteurs sont concentrées sur la nécessité d'une connaissance des nouvelles technologies. Aucun changement significatif de la pensée qui a marqué d'une réflexion sur les conditions de travail, la rationalisation et la précarisation de l'enseignement .
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18783/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.