Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18758
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_NathanielSimchMorais.pdf4,59 MBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de modelo de migração de sistemas de ambiente tradicional para nuvem privada para o Polo de Tecnologia da Informação do Exército brasileiro
Authors: Morais, Nathaniel Simch de
Orientador(es):: Drummond, André Costa
Assunto:: Computação em nuvem
Migração (Ciência da Computação)
Exército brasileiro
Issue Date: 16-Nov-2015
Citation: MORAIS, Nathaniel Simch de. Proposta de modelo de migração de sistemas de ambiente tradicional para nuvem privada para o Polo de Tecnologia da Informação do Exército brasileiro. 2015. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Computação em nuvem não é mais um mito para as organizações, pelo contrário. As grandes empresas já migraram seus sistemas para a nuvem em busca de seus benefícios. O modelo de negócios de computação em nuvem conta desde a hospedagem e utilização de infraestruturas públicas na internet até a criação de uma própria infraestrutura de nuvem, dentro as instalações da organização em um modelo chamado de nuvem privada. Com a criação de um Polo de Tecnologia de Informação o Exército Brasileiro também entende que a migração para um ambiente de nuvem pode permitir melhorar a oferta de serviços aos seus clientes internos, modernizando sua infraestrutura. Dada a sensibilidade do negócio do Exército entende-se que a necessidade de modernização deve ser alinhada ao modelo de nuvem privada desenvolvida em seus próprios centros de dados. Existem no mercado diversas soluções, proprietárias e de código aberto, que oferecem a possibilidade de criar uma nuvem privada. Mas a questão principal é o que fazer com os sistemas que estão em ambiente tradicional? Assim este estudo pretende compreender as necessidades e benefícios da utilização de uma nuvem privada, bem como oferecer uma proposta de modelo de migração de seus sistemas que estão hospedados em um modelo tradicional para um ambiente de nuvem privada. Durante o estudo serão alinhados estudos relativos á migração para nuvem com as características de negócio do Exército. Ao final do trabalho é realizada uma prova de conceito, onde é realizada a criação de um ambiente de nuvem privada e a migração de um sistema hospedado em ambiente tradicional virtualizado para esta nuvem.
Abstract: Cloud computing is no longer a myth for organizations, on the contrary. Large companies have already migrated their systems to the cloud in search of its beneficts. The cloud computing business model has provided hosting and use of public infrastructure on the Internet to create their own cloud infrastructure within the organization’s premises in a private cloud model so called. With the creation of the Brazilian Army Information Technology Pole, they also understands that migration to a cloud environment can help to improve the provision of services to its internal customers, modernizing its infrastructure. Given the Army’s business sensitivity it is understood that the need for modernization should be aligned to the private cloud model developed in their own data centers. There are several solutions on the market, proprietary and open source, offering the possibility to create a private cloud. But the main question is what to do with the systems that are in traditional environment? So this study aims to understand the needs and benefits of using a private cloud, as well as proposing a migration model of their systems that are hosted on a traditional model for a private cloud environment. During the study it will be considered on migration studies with the army business characteristics. At the end of the work a proof of concept is carried out, where the creation of a private cloud environment and the migrating of a system hosted in a traditional virtualized environment for this cloud is employed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18758
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18758/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.