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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18693
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Title: Letramento na escrita da luz : a vez e a voz do olhar surdo
Authors: Gurgel, Isabella Vasconcelos
Orientador(es):: Silva, Kleber Aparecido da
Assunto:: Surdos
Fotografia
Comunicação escrita
Letramento
Linguagem
Issue Date: 6-Nov-2015
Citation: GURGEL, Isabella Vasconcelos. Letramento na escrita da luz: a vez e a voz do olhar surdo. 2015. 217 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho, concebido a partir de indagações construídas por nós durante a convivência como professora na comunidade surda, apresenta, como objetivo maior, investigar a atuação da fotografia como ponte para a compreensão do texto produzido na modalidade escrita da Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, estabelecemos como metas a serem alcançadas na realização desta pesquisa: a) iniciar o processo de sistematização do letramento visual dos leitores surdos participantes desse estudo por meio da linguagem fotográfica; b) despertar ou resgatar, nas pessoas surdas, o prazer pela leitura e produção de imagens fotográficas, leitura e produção de textos na modalidade escrita da Língua Portuguesa; e c) elaborar e aplicar um programa de atividades envolvendo a linguagem fotográfica, leitura e compreensão de textos na modalidade escrita da Língua Portuguesa em um grupo de jovens surdos. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza pesquisa-ação, envolvendo cinco participantes, os quais eram jovens surdos e alunos regulares em uma escola pública de Ensino Médio situada em Brasília. Para a coleta de dados, elaboramos um programa de atividades denominado por nós “Olhar que ouve”, integrado por atividades concernentes à linguagem fotográfica e escrita. Como principais resultados emergentes desse trabalho, identificamos que: a) a literatura concernente à linguagem fotográfica se constitui como importante recurso para a construção da identidade leitora dos surdos, posto que promove a ampliação de sua compreensão linguística como leitor (REILY, 2003) e, por consequência, contribui para a expansão de seus recursos para a compreensão de textos escritos; b) a compreensão da fotografia como linguagem visual, artística, atua como ferramenta para a produção e divulgação da cultura surda; e c) o conhecimento dos elementos que compõem a linguagem fotográfica e o estabelecimento de um paralelismo entre ela e a linguagem escrita podem atuar como ponte para que o leitor surdo envolva-se com a leitura do texto escrito e, por conseguinte, amplie suas possibilidades para a compreensão deste.
Abstract: This work, conceived from our inquiries along our experience as a teacher in a deaf community, aims mainly at investigating how the photography can act as a bridge to understanding the produced text in the Portuguese language written modality. From this perspective, we have set as goals to be accomplished in this research: a) to start the recording process of deaf readers visual literacy who act as participants of this study through the photographic language, b) to arouse or rescue on deaf people, the reading pleasure and the interest by the photographic images production, as well to develop reading and text production in the Portuguese language written modality; c) to develop and implement an activity program involving the photographic language, reading and comprehension text in the Portuguese language written modality, in an specific group of young deaf people. We accomplish qualitative research in this study, whose nature is action research, involving five deaf young participants, who are regular students in public high school education located in Brasilia. To collect data, we prepared a program of activities entitled for us as Olhar que ouve, which is integrated for activities related to the photographic and written language. As more relevant results of this work, we identify that: a) the literature regarding the photographic language constitutes an important resource for the deaf reader identity construction process, once it promotes the reader linguistic comprehension expansion (Reily, 2003) and consequently, it contributes to the resources expansion needed for reach written texts comprehension; b) understanding photography as visual and artistic language, works as a tool for the production and dissemination of deaf culture; c) the knowledge of the photographic language range of elements contributes to establishing a parallel between this and the written language, and it can act as a bridge for the deaf reader, in order to able him/her to access the written text reading and, therefore, expand their possibilities to understanding it.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18693
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

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