Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18624
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_CecíliaMoriCruz.pdf17,73 MBAdobe PDFView/Open
Title: Cabine da Mentira : bobeiras em trânsito para a arte contemporânea - livro de normas, formas e as ridículas listas
Authors: Cruz, Cecilia Mori
Orientador(es):: Orthof, Geraldo
Assunto:: Mentira
Bobo da corte
Táticas poéticas
Arte contemporânea
Issue Date: 23-Oct-2015
Citation: CRUZ, Cecília Mori. Cabine da Mentira: bobeiras em trânsito para a arte contemporânea - livro de normas, formas e as ridículas listas. 2015. 291 f. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O texto proposto, elaborado como tese de doutoramento, propõe os conceitos Bobo da Corte e Cabine da Mentira como formas de pensar as construções artísticas visuais (contemporâneas). Partindo de conceitos ambivalentes (e até contraditórios), de proposições fugidias, de noções de atravessamento e da ideia de cortina da fumaça; o processo de criação da obra de arte (e de sua consequente experimentação e teorização) é considerado nas entrelinhas de métodos estabelecidos e como formulação de novas propostas para as artes. Para tanto, os diferentes temperamentos do Bobo da Corte, nesta pesquisa construídos, nos permitem compreender as operações da arte assim como a Cabine da Mentira, que se faz o espaço esfumaçado no qual a mentira é uma verdade poética. Por fim, as noções de Bobo da Corte e Cabine da Mentira insistem na autonomia da arte e consideram as poéticas artísticas como formas de pensar.
Abstract: This essay, as the result of a PhD dissertation, proposes the concepts Jester and Lying Cabin as ways of thinking the contemporary visual arts constructions. On welcoming ambivalent concepts (and even contradictory ones), fugitive propositions, crossover notions and the idea of a smoke curtain; the process of creating works of art (and its subsequent experimentation and theorization) is considered in the between lines of established methods as it generates new proposals for the arts. Therefore, the Jester's different tempers allow us to understand the art operations as the Lying Cabin becomes the smoky space in which lying is thought as poetic truth. Finally, the notions of Jester and Lying Cabin stress the arts autonomy and consider the poiesis as manners of thinking.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.18624
Appears in Collections:IdA - Doutorado em Artes (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18624/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.