Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18533
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PapelVariaveisEconômicas.pdf346,74 kBAdobe PDFView/Open
Title: O papel de variáveis econômicas e atributos da carteira na estimação das provisões discricionárias para perdas em operações de crédito nos bancos brasileiros
Authors: Dantas, José Alves
Medeiros, Otávio Ribeiro de
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto:: Bancos - Brasil
Gerenciamento de resultados
Operações de crédito
Carteiras de crédito
Issue Date: Oct-2013
Publisher: Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Citation: DANTAS, José Alves; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. O papel de variáveis econômicas e atributos da carteira na estimação das provisões discricionárias para perdas em operações de crédito nos bancos brasileiros. Brazilian Business Review, Vitória, ES, v. 10, n. 4, p. 69 - 95, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=1267>. Acesso em: 31 mar. 2015.
Abstract: O estudo avalia se a incorporação de variáveis macroeconômicas e atributos da carteira de crédito melhoram a especificação de modelos criados para identificar a discricionariedade da gestão na realização de provisões para perdas em operações de crédito por parte dos bancos, considerando os padrões emitidos pelos órgãos reguladores. Testes empíricos confirmam a consistência do modelo proposto com base nos sinais esperados dos parâmetros das variáveis explanatórias e sua significância estatística. Esses resultados foram confrontados com os de outros modelos encontrados na literatura, por meio da comparação dos R2s ajustados dos modelos, pela aplicação do teste de seleção de modelo de Vuong (1989), pelo uso de um teste F para modelos aninhados e pela análise da persistência dos componentes não discricionários das provisões para perdas em operações de crédito, ficando demonstrado que a incorporação das variáveis macroeconômicas e atributos da carteira de crédito melhoram a investigação empírica das discricionariedades praticadas pelos bancos.
Licença:: Brazilian Business Review - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 4.0 Unported International (CC BY 4.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/. Acesso em: 31 mar. 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2013.10.4.3
Appears in Collections:ADM - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18533/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.