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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18338
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Title: O andrógino na fotografia de moda : corpo, gênero e indefinições
Authors: Molina, Anelise Wesolowski
Orientador(es):: Jordan, Susana Madeira Dobal
Assunto:: Androginia (Psicologia)
Fotografia
Moda
Gênero
Corpo
Issue Date: 9-Jun-2015
Citation: MOLINA, Anelise Wesolowski. O andrógino na fotografia de moda: corpo, gênero e indefinições. 2015. 230 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Essa dissertação trata do tema da androginia na fotografia de moda, usando a fotografia inserida no cenário específico da moda como uma ferramenta para detectar e também analisar o fenômeno da androginia como uma retomada de um aspecto arcaico da cultura. Nesse sentido, tem-se como objetivo relacionar a figura do andrógino, em suas principais características como adornos, gestos e vestes, com uma forma de comportamento que assume uma posição de destaque e que tem uma visibilidade e uma legibilidade maior na contemporaneidade. Com esse propósito, discute-se tanto o aparecimento e desaparecimento da ideia da androginia ao longo da história, quanto o papel da moda e dos meios digitais de distribuição das imagens na contemporaneidade como fatores que evidenciam uma retomada mais contundente da figura do andrógino e seu papel na construção do imaginário no caminho para um sexo único, ou um gênero neutro. Em especial, analisam-se alguns ensaios de publicações específicas de moda que têm conteúdo andrógino e que tenham, também, seu material disponível na rede.
Abstract: This thesis approaches the subject of Androgyny in fashion photography, by using it as a specific component of the fashion scenario, an instrument to observe and analyze the phenomenon of androgyny as the revival of archaic features intrinsic to culture. In this sense, the goal is to relate the androgynous figure, in its main characteristics such as accessories, gesture and clothing, with a form of behavior that is gaining momentum and has both a larger visibility and legibility in the contemporary world. With this aim, the idea of androgyny appearing and disappearing throughout history is discussed, as well as the role of fashion and digital media on distributing images in today’s world as evidences of the return of the androgynous image and its prominence in the construction of the imaginary surrounding a single gender, or a neutral gender. In particular, we analyze photographic essays of fashion publications that have androgynous content and are available on the internet.
Résumé: Cette dissertation porte sur le thème de l'androgynie dans la photographie de mode, en utilisant la photographie insérée dans la scène spécifique de la mode comme un outil pour voir et également analyser le phénomène de l'androgynie comme une renaissance d'un aspect archaïque de la culture. En ce sens, notre objectif est de corréler la figure de l' androgyne, dans ses grandes caractéristiques comme des ornements, des gestes et des vêtements, avec une forme de comportement qui prend une position de premier plan avec une plus importante visibilité et lisibilité à l’époque contemporaine. Dans ce but, nous discutons à la fois l' apparition et la disparition de l'idée de l'androgynie à travers l'histoire, comme le role de la mode et les médias numériques pour la distribution d'images à l'époque contemporaine comme des facteurs qui montrent un retour plus marqué de la figure androgyne et son rôle dans la construction de l'imaginaire sur le chemin du sexe unique, ou neutre. En particulier, on analyse des images de certaines publications de mode qui ont un contenu androgyne et qui ont aussi leur matériel disponible en ligne.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18338
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

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