Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18337
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_DanielaMirandaPrado.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Participação cidadã e cultura política : uma análise sobre o caso do Programa Orçamento Participativo no município de San Antonio (Chile)
Authors: Prado, Daniela Miranda
Orientador(es):: Barbosa, Lívia
Assunto:: Participação cidadã
Cultura política
Chile
Issue Date: 9-Jun-2015
Citation: PRADO, Daniela Miranda. Participação cidadã e cultura política: uma análise sobre o caso do Programa Orçamento Participativo no município de San Antonio (Chile). 2015. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A presente pesquisa tem como foco os processos de participação cidadã num programa público executado no nível local que abarca o controle democrático dentro das suas diretrizes principais e sua relação com a cultura política do território. O levantamento de campo foi feito na cidade –e município- de San Antonio na Región de Valparaíso (Chile), enfocado no Programa Orçamento Participativo da cidade de San Antonio durante a gestão 2013. A pesquisa se estabeleceu como um estudo qualitativo de caso. A hipótese que guiou a presente dissertação foi que as características da cultura política em San Antonio possibilitaram que o Programa Orçamento Participativo (OP), mesmo sendo uma iniciativa com restrições, fortalecera a democratização no município. Na medida em que isso é assim podemos afirmar que aquele tipo de iniciativas tem um potencial transformador ainda no contexto chileno de limitado aceso a participação cidadã e o controle democrático.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:SER - Mestrado em Política Social (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18337/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.