Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17899
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_RafaeldeFariasCostaMoreira.pdf2,17 MBAdobe PDFView/Open
Title: Descentralização da produção e produtividade no Brasil
Authors: Moreira, Rafael de Farias Costa
Orientador(es):: Arbache, Jorge Saba
Assunto:: Terceirização
Produção e produtividade - descentralização
Serviços (Economia)
Issue Date: 15-Apr-2015
Citation: MOREIRA, Rafael de Farias Costa. Descentralização da produção e produtividade no Brasil. 2015. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho examina os efeitos da elevada e crescente descentralização da produção na produtividade. Utilizando dados do Brasil, apresentamos evidências de que a produtividade entre parceiros de produção é bastante desigual e de correlação forte e negativa entre heterogeneidade de produtividade e produtividade setorial e agregada. Em particular, encontramos evidências de que os serviços – em especial os mais sofisticados – têm impacto na produtividade dos setores que os consomem como bens intermediários. Estes achados implicam que o aumento da descentralização da produção requer o aumento da eficiência e da competitividade dos parceiros das cadeias de produção, em especial dos serviços.
Abstract: This work studies the effects of the significant and growing process of production decentralization. Using Brazilian data, we provide evidence that shows that the productivity of production partners is extremely unequal and that there is a strong negative correlation between productivity heterogeneity and sectoral and aggregate productivity. Specifically, we find evidence that services – especially the most sophisticated ones – have an impact on the productivity of sectors that consume them as intermediate inputs. These findings imply that the growing prominence of production decentralization requires enhancing the efficiency and competitiveness of value chain – particularly services – partners.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.17899
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17899/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.