Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17856
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_LuizFernandoCarvalhoMaciel.pdf697,16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Influências de mídias sociais na construção de relacionamentos homoafetivos
Authors: Maciel, Luiz Fernando Carvalho
Orientador(es):: Diniz, Gláucia Ribeiro Starling
Assunto:: Homossexualismo
Sexualidade
Redes sociais
Homoafetividade
Issue Date: 1-Apr-2015
Citation: MACIEL, Luiz Fernando Carvalho. Influências de mídias sociais na construção de relacionamentos homoafetivos. 2014. xii, 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: As novas possibilidades de configurações dos relacionamentos contemporâneos têm sido objeto de estudo pela academia. A produção de conhecimento científico nessa área abrange estudos de gênero e sexualidade. O interesse por relações mediadas por tecnologias cresceu nos últimos anos. O objetivo geral dessa dissertação é compreender usos de mídias sociais na construção de relacionamentos homoafetivos masculinos e femininos. O trabalho foi dividido em quatro (4) artigos. O primeiro traçou um panorama histórico sobre homossexualidade e preconceito. O segundo e o terceiro buscaram dar visibilidade a publicações acadêmicas na área. O quarto apresenta e discute o conteúdo de entrevistas realizadas com casais homoafetivos. Os resultados dessa dissertação indicam que o debate acadêmico e a produção de dados sobre o tema ainda são incipientes, apesar da relevância do assunto. Fica evidente a necessidade de mais pesquisas nessa área. A construção desse conhecimento pode beneficiar a prática clínica em psicologia e em terapia conjugal e familiar.
Abstract: The new possibilities of configurations of contemporary relationships have become a focus of academic research. The production of scientific knowledge in this area includes gender and sexuality studies. The interest regarding relations mediated by technology has grown in recent years. The overall objective of this master thesis is to understand the use of social media in the construction of male and female homosexual relationships. The thesis is divided in four (4) articles. The first covers a historical overview of homosexuality and prejudice. The second and third articles give visibility to academic publications in the area. The fourth presents and discusses data from interviews with homosexual couples. The results of this thesis indicate that the academic debate and data on the subject are still incipient, despite the relevance of the topic. The field needs research addressing new ways of relating, due to its importance for clinical practice in psychology and in marriage and family therapy.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17856
Appears in Collections:PCL - Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17856/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.