Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17673
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IndigenismoOrientalismoAmericano.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open
Title: Indigenismo : um orientalismo americano
Authors: Ramos, Alcida Rita
Assunto:: Indigenismo
Índios - América Latina
Estado-nação - povos indígenas
Issue Date: Jul-2012
Publisher: Departamento de Antropologia - Universidade de Brasília
Citation: RAMOS, Alcida Rita. Indigenismo: um orientalismo americano. Anuário Antropológico, Brasília, v. 2011, n. 1, p. 27-48, jul. 2012. Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202011_I/Indigenismo,%20um%20orientalismo%20Americano.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Abstract: Desde os anos 1940, marco importante na sua história, o indigenismo tem desvendado todo um mundo empírico e teórico sobre as relações extremamente desiguais entre os povos indígenas e os Estados-nações, especialmente, na América Latina. Inicialmente dedicado ao papel do Estado como disciplinador dessas relações, o indigenismo tem passado por transformações conceituais ao sabor das mudanças vividas por seus protagonistas. É hora, portanto, de redefinir o que é indigenismo.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, em 18 de dezembro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:DAN - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17673/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.