Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17506
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ImpactosSociaisdasTecnologias.pdf136,98 kBAdobe PDFView/Open
Title: Impactos sociais das tecnologias de informação
Other Titles: Social impacts of information technologies
Authors: Costa, Sely Maria de Souza
Assunto:: Novas tecnologias digitais
Impacto social
Profissional da informação
Indicadores sociais - Brasil
Tecnologia da informação
Issue Date: 1997
Publisher: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) com a colaboração do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB) a partir de 1995.
Citation: COSTA, Sely Maria de Souza. Impactos sociais das tecnologias de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 19, n. 1, p. 3-22, jan./jun. 1995. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000002457&dd1=d216e>. Acesso em 19 jan. 2015.
Abstract: Discorre sobre as tecnologias de informação e sua utilização pela sociedade nos dias atuais. Discute os impactos dessas tecnologias sobre alguns dos principais indicadores sociais, tais como: a educação, o emprego, e o bem-estar social. Analisa as questões relacionadas com as necessidades do homem como o principal fator para o desenvolvimento e utilização de tecnologias de informação, enfocando os fatores relacionados com os aspectos culturais e políticos dessa utilização. Chama atenção para o papel dos profissionais de informação egressos dos cursos de biblioteconomia, documentação, arquivologia e ciência da informação na gerência dessas tecnologias, enfatizando os impactos das mesmas sobre a educação e o emprego desses profissionais. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The subject of this article is information technologies and their use by society nowadays. The impact of this technology on some main social indicators as education, employment and welfare state is discussed, either on individual and societal levei. Human being needs are presented as the main factor for the development and use of information technologies, political and cultural aspects of its use are focused. The role of information professionals in society is superficially discussed based on the previous approach of the social impact of information technologies on education and employment.
Description: A edição do artigo foi feito em colaboração com Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB), que atualmente possui o título de Faculdade de Ciência da Informação/ UnB.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17506/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.