Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17142
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_JuliaCatarinaSebbaRios.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open
Title: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos da comunidade com dor lombar crônica
Authors: Rios, Júlia Catarina Sebba
Orientador(es):: Safons, Marisete Peralta
Assunto:: Exercícios físicos para idosos
Dor - tratamento
Idosos - cuidado e tratamento
Coluna vertebral - doenças
Issue Date: 28-Nov-2014
Citation: RIOS, Júlia Catarina Sebba. Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos da comunidade com dor lombar crônica. 2014. xiv, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Dor lombar crônica não específica (DLCNE) é uma das condições mais comuns e terapeuticamente desafiadoras que atingem os idosos, e está associada a consequências adversas incluindo incapacidade funcional e aumento do uso de recursos de saúde. O autotratamento é visto como uma das formas de tratamento apropriado da DLCNE. Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna, na dor e na incapacidade em idosos da comunidade com DLCNE. Dois Centros de Convivência de Idosos (CCIs) do Distrito Federal foram escolhidos e divididos por meio de sorteio em grupo experimental (GE n = 42) e controle (GC n = 31). A intervenção consistiu na entrega de uma Cartilha de Autocuidado de Coluna e três workshops semanais. Foram variáveis dependentes: 1. intensidade da dor (EVN e EQD), 2. capacidade funcional relacionada à DL (RMQ), 3. número de pontos de dor (diagrama corporal), 4. frequência de uso de medicação para DL. Houve avaliação pré e após 1 mês da primeira avaliação, para análise dos dados intragrupo foi utilizado o Teste de Wilcoxon e para a análise intergrupo o Teste U de Mann-Whitney. Na avaliação intragrupo foi observada no GE diminuição significativa (todos p < 0,001) com grandes tamanhos de efeito (todos TE [maior ou igual a] 0,63) de todos os parâmetros avaliados, fato não observado no GC. Quanto à análise intergrupo houve melhora significativa de todas as variáveis dependentes (todos p < 0,001) com tamanhos de efeitos grandes no GE para: 1. EVN (TE = 0,65) e EQD (TE= 0,55), 2. RMQ (TE = 0,65), 3. número de pontos de dor (TE = 0,73), e tamanho de efeito moderado para: 4. frequência de uso de medicação para DL (TE = 0,46). Os resultados em curto prazo deste programa educacional de autocuidado de coluna demonstram eficácia em reduzir dor e incapacidade em idosos da comunidade com DLCNE e apontam a Cartilha, juntamente com os workshops, como ferramenta capaz de gerar independência no cuidado da DL. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Chronic non specific low back pain (CNLBP) is one of the most commonand therapeutically challenging conditions that affect the elderly, and isassociated with adverse consequences including disability and increaseduse of health resources. Self-management is seen as one way of propertreatment of CNLBP. This study aimed to investigate the effects of aneducational self-care program of spine in the control of pain and disabilityin older adults with CNLBP. Two of the Community Center for the Elderly(CCEs) of the Federal District were chosen and divided by sortition into anexperimental group (EG n = 42) and control (CG n = 31). The intervention consisted of the delivery of a Self-Care Handbook of Spine and threeweekly workshops. Dependent variables were: 1. intensity of pain (VNSand QSP), 2. functional capacity related to LBP (RMQ), 3. number of painpoints (body diagram), 4. frequency of medication use for LBP. There was evaluation before and after 1 month of the first evaluation, to intragroupanalysis of data evaluation was used the Wilcoxon test and for intergroupanalysis U Mann-Whitney test. The intragroup evaluation was observed inEG significant decrease (all p <0.001) with large effect sizes (all ES  0.63)for all parameters, fact was not observed in CG. As for intergroup analysisshowed significant improvement in all dependent variables (all p <0.001)with large effect sizes for the EG: 1. VNE (ES = 0.65) and EQD (ES =0.55), 2. RMQ (ES = 0.65), 3. number of pain points (ES = 0.73), andmoderate effect size for: 4. frequency of medication use for LBP (ES =0.46). The short-term results of this educational self-care program of spineshow efficacy in reducing pain and disability in elderly with CNLBP andpoint the Handbook, along with the workshops, as a tool able to generateindependence in the care of LBP.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17142/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.