Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1697
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008fernandacordeirodecarvalho.pdf8,9 MBAdobe PDFView/Open
Title: Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras : abordagem centrada nas competências em informação
Authors: Carvalho, Fernanda Cordeiro de
Orientador(es):: Amaral, Sueli Angélica do
Assunto:: Teoria da informação
Bibliotecas universitárias - avaliação
Usuários de bibliotecas
Issue Date: 17-Sep-2009
Citation: CARVALHO, Fernanda Cordeiro de. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza exploratória com o objetivo de verificar como são exercidas, pelo bibliotecário, as atividades de educação e estudos de usuários nas bibliotecas universitárias brasileiras, em relação às competências em informação necessárias para os usuários na realização de suas atividades profissionais e acadêmicas. O universo da pesquisa foi constituído pelos gestores das bibliotecas universitárias brasileiras. A estratégia de investigação utilizada reuniu as técnicas: questionário eletrônico em formato php e entrevista. Os resultados obtidos pela coleta de dados foram observados e analisados conjuntamente. Para mapear o contexto do exercício das atividades de educação e estudos de usuários das bibliotecas universitárias brasileiras, observou-se o perfil das bibliotecas universitárias e dos seus gestores; a realização das atividades de estudo e educação de usuários; as competências em informação julgadas necessárias para o aprendizado dos usuários das bibliotecas universitárias e o papel desempenhado pelos bibliotecários nesse contexto. Em relação ao perfil dos gestores das bibliotecas universitárias brasileiras, destacase que todos eram bibliotecários e que se preocupavam com a formação profissional continuada. A atualização constante e dependência de provisão de informação não se referiam apenas à formação acadêmica, mas também, à postura de aprender a aprender e aprender a viver. Nessa perspectiva, a importância dos usuários aprenderem a serem competentes em informação se torna mais evidente. Verificou-se que as idéias de dar independência e autonomia aos usuários eram predominantes. A partir da análise dos técnicas utilizadas para a realização de estudos de usuários e das atividades de educação de usuários realizadas foram criados dois quocientes denominados QUEU e QUEDU. O QUEU quantificou a realização de estudos de usuários em cada biblioteca estudada, enquanto o QUEDU quantificou a realização das atividades de educação de usuários em cada biblioteca. Para o cálculo dos quocientes utilizaram-se, além das técnicas para realização de estudos de usuários e das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, as freqüências de utilização e desenvolvimento das mesmas. Os gestores das bibliotecas universitárias brasileiras reconheciam o papel do bibliotecário como agente social, responsável por ensinar as competências em informação. Contudo, a realização de atividades que demonstrassem efetivamente o desempenho do bibliotecário como agente social se mostraram escassas. Por fim, são apresentadas recomendações e sugestões para o desenvolvimento de novas pesquisas. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is a descriptive research of exploratory nature with the goal of verifying how they are exercised, by the librarian, the education activities and users' studies in the brazilian academic libraries, regarding the information literacy that the users need in the accomplishment of their professional and academic activities. The universe of the research was constituted by the managers of the brazilian academic libraries. The strategy used on the investigation gathered the techniques: electronic questionnaire in php format and interview. The results obtained by the data collection were observed and analyzed jointly. For design the exercise’s context of the education activities and users' studies of the brazilian academic libraries, the profile of the academic libraries was observed and of their managers; the accomplishment of the study activities and users' education; the information literacy necessary for users' learning in the academic libraries and the role performed by the librarians in this context. Regarding the managers' profile of the brazilian academic libraries, it highlights that all of them were librarians and that were worried with the continued professional formation. The need of constant update and information provision did not refer just to the academic formation, but also, to the posture of learning to learn and learning to live. In this perspective, the importance of the users' learn information literacy becomes more evident. It verified that the ideas of giving independence and autonomy to the users were predominant. From the analysis of the techniques used to users studies and to education activities accomplishment were created two quotients denominated QUEU and QUEDU. QUEU had quantified the users studies accomplishment in each studied library, while QUEDU quantified the accomplishment of the users education activities in each library. For the calculation of the quotients were used, besides the technical for users studies accomplishment and the activities developed by the libraries, the utilization and development frequencies of them. The managers of the Brazilian academic libraries recognized librarian's paper as social, responsible agent for teaching the information literacy. However, the activities accomplishment that demonstrated indeed librarian's performance as social agent showed scarce. Finally, they were introduced recommendations and suggestions for the development of new researches.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1697/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.