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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16447
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Title: Autoavaliação em perspectiva colaborativa para a melhoria da prática docente
Authors: Reis, Mayara Lima dos
Orientador(es):: Gauche, Ricardo
Coorientador(es):: Rabelo, Mauro Luiz
Assunto:: Professores - avaliação
Desempenho
Ensino médio
Issue Date: 13-Oct-2014
Citation: REIS, Mayara Lima dos. Autoavaliação em perspectiva colaborativa para a melhoria da prática docente. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: O tema autoavaliação do desempenho docente é importante na medida em que faz parte do processo educacional e consequentemente do trabalho de seus profissionais. No Brasil, ainda não há uma cultura da autoavaliação do desempenho docente de forma sistematizada. Essa situação abre espaço para a promoção de estudos, reflexões e debates acerca do tema autoavaliação da prática docente, como uma ferramenta para a avaliação do desempenho. Nesse sentido, a pesquisa foi elaborada com o intuito de atender essas demandas, contando com a participação voluntária de professores de Ciências da Natureza, da Educação Básica Brasileira, no Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal, durante os horários de Coordenação Pedagógica. A pesquisa teve como objetivos: analisar o processo de autoavaliação da prática docente e a construir colaborativamente um registro de autoavaliação da prática docente. Para isso, foi utilizado o método qualitativo e colaborativo, tendo em vista a participação ativa e efetiva do docente, pois dele depende a veracidade e a credibilidade dos aspectos que devem ser melhorados no seu desempenho profissional, além de fortalecer o grupo de trabalho, de permitir lidar com problemas de grande complexidade no contexto escolar e de encontrar soluções significativas para as dificuldades do grupo. A metodologia foi desenvolvida por meio de cinco atividades: reflexão com os docentes sobre o tema avaliação formativa; discussão com o grupo de professores sobre o texto “Autoavaliação: uma prática diária”; entrevista com os professores de Física, Química e Biologia; rediscussão com o grupo de professores sobre o mesmo texto, “Autoavaliação: uma prática diária”; e construção colaborativa da ferramenta de autoavaliação do desempenho docente. É importante ressaltar que o registro da autoavaliação facilita a reflexão e a regulação do trabalho docente, bem como oferece feedback para melhorar o desempenho pedagógico e profissional. Além disso, o texto de apoio produzido a partir da pesquisa possibilita que este processo seja aplicado à realidade de cada escola, tomando como referência seu Projeto Político- Pedagógico. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The theme of self-evaluation of teaching performance is important as part of the educational process and consequently the work of its professionals. In Brazil, there is still a culture of self-evaluation of teaching performance in a systematic way. This situation opens up space for the promotion of studies, reflections and discussions about the subject self-assessment of teaching practice, as a tool for performance evaluation. In this sense, the study was designed in order to meet these demands, with the voluntary participation of teachers of Natural Sciences, the Brazilian Basic Education in High School a school of the Federal District, during the hours of Pedagogical Coordination. The research aimed to: analyze the process of selfassessment of teaching practice and collaboratively build a record of self-assessment of teaching practice. For this, we used the qualitative and collaborative approach for believing in the active and effective participation of teachers, because it truthfulness and credibility of the aspects that should be improved in their professional performance depends, besides strengthening the working group, to allow handling with problems of great complexity in the school context and find meaningful solutions to the difficulties the group. The methodology was developed through five activities: reflection with teachers on the topic formative assessment; discussion with the group of teachers on the Text “Self-Assessment: a daily practice”; interviews with the teachers of Physics, Chemistry and Biology; renewed discussion with the group of teachers on the same text “Self-Assessment: a daily practice” and collaborative construction of the self-assessment tool of teacher performance. Importantly, the record of self-assessment tool facilitates reflection and adjustment of teaching as well as provides feedback to improve teaching and professional performance. In addition, the supporting text produced from the research allows this process to be applied to the reality of each school, with reference to his political-pedagogical project.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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