Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16240
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_TerezinhaLuciaSantin.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open
Title: Mulheres migrantes em Asunción (Paraguai) : caminhos e descaminhos nos trajetos de empoderamento
Authors: Santin, Terezinha Lúcia
Orientador(es):: Tavolaro, Lilia Gonçalves Magalhães
Assunto:: Migração
Assunção (Paraguai)
Mulheres - condições sociais
Issue Date: 10-Sep-2014
Citation: SANTIN, Terezinha Lúcia. Mulheres migrantes em Asunción (Paraguai): caminhos e descaminhos nos trajetos de empoderamento. 2014. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de empoderamento desenvolvidas por um grupo de mulheres paraguaias que experimentaram a migração do interior do Paraguai para a cidade de Asunción (capital do país). Ao longo do trajeto de pesquisa, foi possível perceber o uso de instrumentos subjetivos como a negociação, a qual se mostra presente em suas trajetórias desde a decisão de partir até a consolidação do projeto migratório e a instalação no espaço urbano. A pesquisa demonstra que o deslocamento implica uma transformação, significando a busca por autonomia e a redefinição dos papéis sociais e das relações de gênero assumidos no espaço urbano em contraste com o espaço rural. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze the strategies of empowerment developed by a group of Paraguayan women who migrated from rural areas to Asunción, the capital. During the research, it was possible to observe the use of the subjective instruments, such as negotiation. The use of negotiation is evidenced in the women‟s trajectories, comprising the decision to leave, the consolidation of the migration project and the integration into the urban space. The research demonstrates that displacement implies transformation, involving the search for autonomy and the redefinition of social roles and the gender relations adopted in the urban space.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ELA - Mestrado Acadêmico em Estudos Comparados sobre as Américas (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/16240/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.