Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16190
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MariaSoledadMarocadeCastro.pdf3,77 MBAdobe PDFView/Open
Title: A integralidade como aposta: etnografia de uma política pública no ministério da saúde
Authors: Castro, Maria Soledad Maroca de
Orientador(es):: Borges, Antonádia Monteiro
Assunto:: Política pública
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Etnografia
Saúde materno-infantil
Issue Date: 4-Sep-2014
Citation: CASTRO, Maria Soledad Maroca de. A integralidade como aposta: etnografia de uma política pública no ministério da saúde. 2014. 343 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: A presente tese parte da seguinte pergunta: o que e uma politica publica de saude? Para responde‐la, o trabalho volta‐se para as atividades internas ao Ministerio da Saude e apresenta uma etnografia do processo de elaboracao de uma politica especifica – a Rede Cegonha. A formulacao da politica e apresentada pela descricao de quatro reunioes. Cada reuniao corresponde a um momento fundamental de concepcao da politica publica de saude: a exposicao das diretrizes e dos objetivos; a escolha das ações; a estimativa do financiamento; e as definicoes para a operacionalizacao da politica. Ao contextualizar as discussoes e questoes que envolvem cada fase uma das fases de elaboracao da politica, o trabalho se vale das reunioes descritas como portas de entradas para explorar e acessar os valores, as categorias, os objetos, as pessoas e os agentes que constituem o universo da saude publica no Brasil. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis stems from the following question: what is a health policy? In order to answer it, the research turns to the internal activities of the Ministry of Health so as to present an ethnography of the formulation of a specific policy ‐ the "Rede Cegonha". The formulation process is presented by means of the description of four meetings. Each meeting corresponds to a critical moment in the definition of that health policy, namely: the presentation of the policy guidelines and goals; the choice of the policy actions; the estimation of the financial requirements; and, the definitions regarding the policy operationalization. In other to place into context the issues raised during each critical moment, the thesis conceives the meetings as the gateway to explore the values, categories, objects, people and agents that constitutes the universe of the health policy in Brazil.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/16190/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.