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dc.contributor.authorCosta, Sely Maria de Souza-
dc.date.accessioned2014-08-08T13:13:06Z-
dc.date.available2014-08-08T13:13:06Z-
dc.date.issued2008-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Sely. Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.4, n.2, p. 218 – 232, set. 2008. Disponível em: < http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/281/172>. Acesso em: 8 ago. 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16048-
dc.description.abstractEste ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis essay aims at briefly discussing the open access movement today, trying to identify the difference between open access to scientific literature and open access to scientific knowledge. Open access to scientific literature is related to the scholarly communication process approach, while open access to scientific knowledge concerns the knowledge management approach. Both the literature and personal experience are used as the basis for discussion, attempting to identify and report strategies and tools that have been used in different countries and in Brazil itself. The discussion is based on three fundamental issues for the study and practices with open access journals and repositories, which are disciplinary differences, the scholarly communication system and knowledge management models. The assumptions behind the discussion are that disciplinary differences should guide both decisions and actions related to creating and maintaining journals and repositories. Journals are to be approached as effective communication channels while repositories are to be considered as efficient knowledge management tools.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherIBICTen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAbordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileirasen
dc.title.alternativeApproaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian academic institutionsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordAcesso aberto à informaçãoen
dc.subject.keywordConhecimento científicoen
dc.subject.keywordPeriódicos científicosen
dc.subject.keywordComunicação científicaen
dc.subject.keywordRepositório institucionalen
dc.subject.keywordGestão do conhecimentoen
dc.rights.licenseLiinc em Revista - Acesso Aberto: Os leitores desta revista científica podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou fazer um link para textos completos e usá-los para qualquer propósito legítimo, sem ônus financeiro. / Open Access: Readers of this journal may download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of these articles and freely use them to any legitimate purpose. Fonte: Fonte: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/index. Acesso em: 8 ago. 2014.en
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