Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15606
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_CileneRodriguesCarneiroFreitas.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open
Title: Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos
Authors: Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Orientador(es):: Veloso, Graça
Assunto:: Teatro
Surdos
Integração social
Issue Date: 16-May-2014
Citation: FREITAS, Cilene Rodrigues Carneiro. Processo de compreensão e reflexão sobre a iniciação teatral de surdos. 2014. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo investigar o processo da inclusão dos atores surdos, enquanto sujeitos culturais, no teatro. A escolha desse tema foi por acreditar que a linguagem teatral pode ser um grande diferencial no estudo sobre a diversidade e na inclusão de pessoas surdas na sociedade. Para tanto aborda as questões relacionadas à diversidade, pautadas nos Estudos Culturais e suas implicações na pós-modernidade, como cultura, construção da identidade, teatro pós-dramático, inclusão e deficiência. Apresenta discussões importantes referentes á surdez e o sujeito surdo, como o debate sobre diferença e deficiência, culturas e identidades surdas, filosofias educacionais utilizadas com os surdos e a Língua Brasileira de Sinais. Relata também alguns estudos sobre a trajetória histórica dos surdos e faz um apanhado das experiências coletivas de teatro com surdos. No que se refere aos instrumentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, a investigação foi através de uma pesquisa qualitativa, com estudo etnográfico. A pesquisa de campo partiu do desenvolvimento do Projeto Vendo Vozes: oficina de teatro para surdos e ouvintes, constituída de quinze pessoas, com idades entre 11 e 53 anos. A oficina foi estruturada em três fases, num período aproximado de quatro meses, de abril a setembro/2013. A apresentação e a análise dos resultados foram por meio de categorias temáticas com base nas proposições estudadas ao longo do trabalho e nos objetivos propostos. As evidências na pesquisa apontaram que a sociedade não está preparada para lidar com a diversidade presente, apesar dos discursos afirmarem o oposto. A problemática da inclusão dos surdos está nas representações dos ouvintes acerca dessas pessoas, nas quais estas são sinônimas de deficientes e incapazes, entre outros conceitos equivocados. A surdez ainda se encontra dentro do discurso da deficiência. Os surdos precisam ser reconhecidos nas suas múltiplas identidades e incluídos na sociedade com uma participação ativa. No teatro, os surdos podem ser inseridos, pois há varias maneiras de representação cênica, não se restringindo apenas a forma oral-auditiva, como por meio dos gestos e movimentos, que ocupam um espaço importante no espetáculo. A recepção da plateia depende da vontade em apreciar os códigos diversos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to investigate the process of inclusion of deaf actors as cultural subjects, in the theater. The choice of this topic was to believe that the theatrical language can be a great advantage in the study of the diversity and inclusion of deaf people in society. For that addresses issues related to diversity, guided Cultural Studies and its implications in postmodernity, such as culture, identity construction, post- dramatic theater, inclusion and disability. Presents important discussions related to deafness and deaf subject, as the debate about difference and disability, deaf cultures and identities, educational philosophies used with deaf and Brazilian Sign Language. Also reports some studies on the historical trajectory of the deaf and provides an overview of the collective experiences of deaf theater. With regard to methodological tools, in addition to literature review, research was through qualitative research with ethnographic study. The field research came from the development of the Project Seeing Voices: theater workshop for deaf and hearing, consisting of fifteen people, aged 11 to 53 years. The workshop was structured in three phases, within approximately four months from april to setembro/2013. The presentation and analysis of results through thematic categories based on proposals studied throughout the work and objectives. The evidence in the research show that society is not prepared to deal with this diversity, despite speeches asserting the opposite. The issue of inclusion of the deaf is in the representation of listeners about these people, in which they are synonymous with handicapped and the disabled, among other misconceptions. Deafness is still within the discourse of disability. Deaf people need to be recognized in their multiple identities and included in society with active participation. In theater, the deaf can be inserted as there are various ways of scenic representation, not restricted to auditory- oral form, such as through gestures and movements , which occupy an important space in the show. Reception depends on the willingness of the audience to appreciate the various codes.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15606/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.