http://repositorio.unb.br/handle/10482/14856| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2013_FelipeMendesSantosCardia.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Representações sociais do cerrado por licenciandos e professores da rede pública do Distrito Federal | 
| Autor(es): | Cardia, Felipe Mendes dos Santos | 
| Orientador(es): | Garcia, Lenise Aparecida Martins | 
| Assunto: | Grupos de pressão Cerrados Educação ambiental Análise de conteúdo (Comunicação)  | 
| Data de publicação: | 16-Dez-2013 | 
| Data de defesa: | 21-Ago-2013 | 
| Referência: | CARDIA, Felipe Mendes dos Santos. Representações sociais do cerrado por licenciandos e professores da rede pública do Distrito Federal. 2013. 107 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | A  presente  dissertação  tem  por  objetivo  verificar  como  licenciandos  e  professores  do  ensino básico do Distrito Federal representam o Cerrado, e como essas percepções contribuem para o entendimento  e  construção  da  Educação  Ambiental  no  ambiente  escolar.  Para  satisfazer  o 
objetivo proposto, optamos por uma análise dual de caráter quantitativo e qualitativo, na qual acreditamos  que  essas  duas  abordagens  se  complementam  e  contribuem  para  uma  melhor compreensão  do  tema  estudado.  Os  dados  foram  obtidos  através  de  entrevistas  individuais  e coletivas  com  os  professores  e  por  questionários  e  extração  de  mensagens  na  plataforma 
virtual Moodle, que são  registros da participação dos  estudantes da Universidade de  Brasília que cursaram a disciplina Educação Ambiental Sustentável no 1° semestre de 2012. Os dados coletados  foram  submetidos  a  análise  conteúdo  de  Bardin  e  por  análise  estatística.  Os resultados  apontam  para  a  existência  de  percepções  que  em  sua  maioria  representam  o 
Cerrado por um viés limitado e equivocado, sendo constatada uma grande superficialidade nas concepções  apresentadas  pelos  professores  e  graduandos.  Também  é  marcante  o  quanto  as concepções  de  Educação  Ambiental  dos  indivíduos  que  participaram  desse  estudo  estão 
enraizadas    em    modelo    ecologista,    analógico,    esboçando    um    arcabouço    teórico unidimensional, que por  vezes tem se mostrado simplista diante  da  complexidade em que se encontra a problemática ambiental que enfrentamos atualmente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present dissertation has the objective of verifying how undergraduates and teachers of basic education in the Federal District represent the Cerrado, and how those perceptions and construction of the Environmental Education within the school ambient. To satisfy the proposed objective, we opted for a dual analysis of quantitative and qualitative character, as we believe these two approaches complement each other and contribute to a better understanding of the studied topic. The data was obtained through individual and collective interviews with the teachers and through questionnaires and extraction of messages from the virtual platform Moodle, which are registers of the participation of the students from the University of Brasilia who studied the Sustainable Environmental Education module in the first semester of 2012. The data collected was submitted to the Bardin’s content analysis and to statistical analysis. The results suggest the existence of perceptions of the Cerrado that are mostly based on a limited and mistaken bias, having found a considerable superficiality in the conceptions sh students. In addition, it is also outstanding how far the notions of Environmental Education of the individuals that participated in this research are rooted in an analogical, ecological model, sketching a one-dimensional theoretical outline, which at times has been shown to be simplistic against the complexity in which the environmental problem finds itself and we presently face.  | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013. | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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