| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Carneiro, Felicia Johansson | - | 
| dc.contributor.author | Almeida, Alisson Araújo de | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-10-30T11:07:03Z | - | 
| dc.date.available | 2013-10-30T11:07:03Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-10-30 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-07-17 | - | 
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Alisson Araújo de. Máscara: estratégia de composição física em texto de representação. 2013. vi, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília,  2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14445 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | O presente estudo contempla a farsa, o grotesco e a paródia, que são gêneros que    dialogam com a linguagem teatral da máscara na sua estrutura mais abrangente. Através da máscara e por meio das estratégias físicas, o intérprete pode compor um texto de representação, não apenas por meio da perspectiva individual de sua personagem, mas por meio da rede de interações que sua    personagem realiza no momento de sua performance no espaço cênico, construindo assim uma intertessitura de ações, ou seja, um texto de representação. Neste treinamento percebi as possibilidades de escritas que se apresentam, chegando a compreender que as estratégias podem compor texto de representação por meio de improvisações com máscara, ou gerando vocabulário físico que pode ser reapropriado em outras situações cênicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This  study  contemplates  the  farce,  the  grotesque  and  the  parody  which  are  genres  that establish  dialogue  with  the  theatrical  language  of  the  mask  in  its  more  comprehensive structure.  With  the  use  of  the  mask  and  through  physical  strategies  the  actor  can  compose  a 
performance text, not only within the individual perspective of his character, but by means of the  network  of  interactions  that  his  character  realizes  while  he  acts  in  the  theatrical  space, constructing an intertessitura of actions, namely, a performance text. In this training I realized the  compositional  possibilities  that  revealed  themselves,  coming  to  understand  that  these strategies can be used to compose a performance text by means of improvisations with mask or generating physical vocabulary that can be reappropriated in other theatrical situations. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Máscara : estratégia de composição física em texto de representação | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Teatro (Literatura) - técnica | en | 
| dc.subject.keyword | Sátira | en | 
| dc.subject.keyword | Artes cênicas - representação teatral | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |