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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14412
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Title: Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil
Other Titles: Analysis of perception of teachers of undergraduate courses in Accounting of Brazil on the process of convergence to the international accounting standards
Authors: Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Lima, Diogo Henrique Silva de
Vieira, Eduardo Tadeu
Niyama, Jorge Katsumi
Assunto:: Contabilidade - estudo e ensino
Contabilidade internacional
Normas contábeis
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná
Citation: FERNANDES, Bruno Vinícius Ramos et al. Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil. Revista Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 3, n. 3, set./dez. 2011. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rcc/article/view/22049>. Acesso em: 24 out. 2013.
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo analisar a percepção dos docentes que lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil em relação ao atual processo de convergência internacional. Participaram da pesquisa 190 professores de todo país. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva do ponto de vista de seus objetivos; já quanto aos procedimentos técnicos classifica-se como um levantamento. Para a análise dos dados recorreu-se a estatística descritiva e a estatística qui-quadrado de Pearson (Teste χ2 ). Com este último foi possível verificar se variáveis categóricas como região, titulação, idade, gênero, instituição que trabalha, disciplina que leciona, ser o docente dedicação exclusivamente ou ter outra profissão influenciaram nos padrões de respostas observados. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes avalia o processo de convergência como muito importante, uma vez que reduz os custos na elaboração de informações contábeis e facilita a inserção no mercado internacional de empresas brasileiras. Para eles, o fato do país não possuir uma profissão contábil forte e atuante pode representar um obstáculo ao processo de adoção dos IFRS divide opiniões, de forma que os resultados sobre o assunto são inconclusivos. Apesar de se sentirem preparados para lecionar nessa nova realidade, eles reconhecem que as instituições educacionais brasileiras não estão. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is meant to examine the perceptions of teachers who teach in undergraduate courses in Accounting in Brazil in relation to the current process of international convergence. 190 teachers participated in the survey across the country. It is an exploratory and descriptive in terms of its objectives, and technical procedures have to be treated as a withdrawal. For data analysis we used descriptive statistics and chi-square test (χ2 test). With the latter it was possible to verify that categorical variables such as region, title, age, gender, institution that works, teaches discipline, be dedicated exclusively to teaching or have other profession influenced the response patterns observed. The results showed that most teachers evaluate the convergence process as very important, as it reduces costs in the preparation of accounting information and facilitates the integration into the international market for Brazilian companies. For them, the fact that the country does not have a strong accounting profession and active may represent an obstacle to the adoption process of IFRS divides, so the results are inconclusive on the subject. Although they feel prepared to teach in this new reality, they recognize that educational institutions are not Brazilian.
Licença:: Revista Contabilidade e Controladoria - A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte. Fonte: pdf do artigo localizado em http://repositorio.unb.br/retrieve/48100/ARTIGO_AnalisePercepcaoDocentes.pdf. Acesso em: 24 out. 2013.
Appears in Collections:CCA - Artigos publicados em periódicos

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