Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_ProfissaoEvolucao.pdf131,27 kBAdobe PDFView/Open
Title: Uma profissão em evolução : profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo
Authors: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto:: Ciência da informação
Profissional da informação
Profissão
Brasil
Issue Date: 2004
Citation: MUELLER, S. P. M. Uma profissão em evolução: profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suazana Pinheiro Machado. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 23-54.
Abstract: O uso dos termos profissões da informação e profissionais da informação se tornou comum nas últimas décadas na literatura especializada, refletindo a compreensão de que, na realidade atual, os serviços de informação apresentam enorme complexidade, demandando mais que o trabalho isolado de qualquer profissão. Entretanto, o entendimento do significado exato dos termos não é claro em relação aos profissionais, trabalhos ou serviços a que se referem. Certamente há um consenso de que certas características mínimas são comuns a todos os chamados pro- Profissionais da Informação: o espaço de trabalho - Sofia Galvão Baptista e Suzana Pinheiro Machado Mueller (orgs.) fissionais da informação, o que permite o uso da designação em diversos contextos, mas o entendimento parece depender de quem usa o termo e da audiência à qual se dirige. Em geral, parece haver consenso que entre os profissionais incluídos estão os bibliotecários, os arquivistas e os mestres e doutores formados nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação. A literatura e a observação da realidade atual do mercado de trabalho mostram que os chamados profissionais da informação vêm passando por modificações no seu perfil e nas suas tarefas profissionais. Nos estudos que investigam a questão, o foco de atenção dos autores está centrado, em geral, no conceito de informação e suas implicações nas atividades profissionais e na questão da formação profissional. No entanto, o assunto implica também no entendimento dos conceitos de profissão e profissionais nas sociedades atuais. Há várias abordagens teóricas para o estudo das profissões. Este texto pretende defender a escolha da visão proposta por Abbott (1988) sobre outras abordagens sociológicas que também estudam o tema, por entender que esse autor oferece um ângulo privilegiado para entender o processo de formação desse grupo profissional. Com base no modelo proposto por Abbott, o texto pretende levantar algumas questões sobre a emergência e evolução dos profissionais da informação no Brasil.
metadata.dc.description2: O capítulo compõe o livro "Profissional da informação: espaço de trabalho", organizado por Sofia Galvão Baptista e Suzana Pinheiro Machado Mueller.
Appears in Collections:FCI - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1438/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.