Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14361
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_LeonardoEvaristoSousa.pdf626,91 kBAdobe PDFView/Open
Title: Gravitação dilatônica em 2-D quantização e não-comutatividade
Authors: Sousa, Leonardo Evaristo de
Orientador(es):: Pinzul, Aleksandr Nikolaievich
Assunto:: Gravidade quântica
Teoria quântica de campos
Issue Date: 17-Oct-2013
Citation: SOUSA, Leonardo Evaristo de. Gravitação dilatônica em 2-D quantização e não-comutatividade. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Os modelos de gravitação em duas dimensões com adição de matéria possuem duas características interessantes: são passíveis de quantização exata via integrais de trajetória trajetória em seu setor geo- métrico, o que não gera problemas com a separação da geometria em um pano de fundo ao qual se adiciona utuações, e produzem uma teoria efetiva não-local para o campo de matéria, o que permite fazer comparações com teorias não-comutativas . Desta forma, estes modelos bidimensionais se tornam laboratórios teóricos interessantes para o estudo da gravitação quântica. Após uma apresentação do modelo, é feito todo o seu tratamento clássico e sua análise Hamiltoniana. Em seguida, a teoria é quantizada com o uso de métodos perturbativos apenas em sua seção de matéria. Finalmente, é analisada a possibilidade de se obter resultados semelhantes usando não-comutatividade.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14361/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.