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Title: A avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo
Authors: Abbad, Gardênia da Silva
Mourão, Luciana
Assunto:: Pessoal - treinamento
Educação corporativa
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Citation: ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana. A avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 6, ed. esp., 107-137. nov./dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000600006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000600006.
Abstract: Análises de necessidades de treinamento (ANTs), apesar de importantes, têm sido realizadas de modo pouco sistemático em ambientes organizacionais. A análise da literatura mostra que a produção intelectual nessa área está restrita a análises nos níveis do indivíduo e das tarefas, com poucas pesquisas enfocando necessidades em níveis mais abrangentes como grupos, equipes ou macroprocessos organizacionais. De modo geral, as abordagens de análise de necessidades ainda estão focadas em cargos ou nas estruturas organizacionais rígidas, estáticas, burocráticas (departamentos, divisões etc.). Essa característica torna a ANT anacrônica e pouco útil, pois não capta novos arranjos organizacionais como arquiteturas matriciais, organização em rede, organizações virtuais ou novas configurações dos trabalhos humanos. Esse caráter dinâmico implica uma mudança no caráter da ANT, para uma abordagem mais prospectiva, voltada à aprendizagem de habilidades complexas e de alta volatilidade. Este ensaio teórico objetiva rever a literatura da área e propor um modelo de diagnóstico de necessidades de treinamento baseado em taxonomia de resultados de aprendizagem e com foco em diversos níveis de análise. O modelo de ANT proposto deriva de um conjunto de resultados de pesquisas empíricas e vai além da análise de tarefas e de pessoas, incluindo também o nível organizacional e de grupo. A aplicação deste modelo permite fornecer as informações necessárias ao desenho de situações de aprendizagem e de treinamento que possam promover o desenvolvimento de complexas competências valorizadas pelo mundo do trabalho, cujo desenvolvimento requer ações educacionais variadas, currículos e programas de aprendizagem contínua e de educação permanente (ao longo de toda a vida). Nesse sentido, o modelo proposto permite que seja feito um elo entre os estudos empíricos sobre o tema e a sua aplicação prática em organizações de trabalho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Analysis of training needs, while important, have been held so little systematic organizational environments. The literature review shows that the intellectual production in this area is restricted to analysis of individual levels and tasks, with little research focusing on needs for more comprehensive levels such as groups, teams or organizational macro. In general, approaches to needs analysis has been focused on positions or organizational structures rigid, static, bureaucratic (departments, divisions etc.). This characteristic makes the ANT anachronistic and unhelpful, because it makes new organizational arrangements such as matrix architectures, networking, virtual organizations or new configurations of human works. This dynamic nature requires a change in the character of ANT to a more forward looking approach, focused on the learning of complex skills and high volatility. This theoretical paper aims to review the literature and propose a diagnostic model of training needs based on taxonomy of learning outcomes and focus on different levels of analysis. The proposed model of ANT derives a set of results from empirical research and goes beyond the analysis of tasks and people, also including the organizational level and group. The application of this model can provide the information necessary to the design of learning situations and training that can promote the development of complex skills valued by the workers, whose development requires actions varied educational, curriculum and programs for continuous learning and continuing education (throughout life). In this sense, the proposed model allows it to be made a link between the empirical studies on the subject and its practical application in work organizations. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
El análisis de las necesidades de formación, si bien son importantes, se han realizado tan pocos entornos de organización sistemática. La revisión de la literatura muestra que la producción intelectual en este ámbito se limita al análisis de los niveles individuales y las tareas, con poca investigación se centra en las necesidades de niveles más amplio, como los grupos, equipos o macro de la organización. En general, los métodos de análisis de necesidades se ha centrado en las posiciones o las estructuras organizativas rígidas, estáticas, burocrático (departamentos, divisiones etc.). Esta característica hace que la ANT anacrónica e inútil, porque hace un nuevo régimen de organización como las arquitecturas de la matriz, la creación de redes, las organizaciones virtuales o nuevas configuraciones de las obras humanas. Esta naturaleza dinámica requiere un cambio en el carácter de ANT para un enfoque más hacia el futuro, centrado en el aprendizaje de habilidades complejas y de alta volatilidad. Este estudio teórico tiene como objetivo revisar la literatura y proponer un modelo de diagnóstico de necesidades de formación basado en la taxonomía de los resultados del aprendizaje y se centran en los diferentes niveles de análisis. El modelo propuesto de la ANT se deriva un conjunto de resultados de la investigación empírica y va más allá del análisis de las tareas y las personas, incluyendo también el nivel de organización y de grupo. La aplicación de este modelo puede proporcionar la información necesaria para el diseño de situaciones de aprendizaje y formación que puedan promover el desarrollo de habilidades complejas valorado por los trabajadores, cuyo desarrollo requiere de acciones variadas plan de estudios, y programas para el aprendizaje permanente y la educación permanente (durante toda la vida). En este sentido, el modelo propuesto permite realizar un enlace entre los estudios empíricos sobre el tema y su aplicación práctica en las organizaciones laborales.
Licença:: Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais. fonte: Informação constante no pdf do artigo.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000600006
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