Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13466
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_FranciscodasChagasRoqueMachado.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open
Title: Dinâmica metapopulacional e diversidade β de drosofilídeos (Insecta, Diptera) associados a matas de galeria no cerrado do Distrito Federal
Authors: Roque, Francisco
Orientador(es):: Tidon, Rosana
Coorientador(es):: Machado, Ricardo Bonfim
Assunto:: Drosófila - cerrados
Ecologia
Issue Date: 2-Jul-2013
Citation: ROQUE, Francisco. Dinâmica metapopulacional e diversidade β de drosofilídeos (Insecta, Diptera) associados a matas de galeria no cerrado do Distrito Federal. 2013. 104 f., il. Tese (Doutorado em Biologia Animal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Atualmente, uma das maiores ameaças à biodiversidade é a fragmentação de áreas naturais. Nesse contexto, as populações remanescentes desse processo podem formar metapopulações, cuja manutenção no longo prazo é assegurada através da dispersão de indivíduos das diferentes subpopulações. Atualmente a Teoria de Metapopulações inclui uma variedade de definições, bem como de populações espacialmente estruturadas cuja preservação demanda medidas específicas. Visando contribuir para uma maior difusão dessa teoria, (1) foi avaliado o seu uso na Região Neotropical mediante a análise da literatura publicada até o ano de 2012 e (2) foram investigadas a estrutura e a dinâmica metapopulacional de duas espécies de drosofilídeos associadas a matas de galeria do Cerrado: Drosophila willistoni e D. paulistorum. Adicionalmente, (3) foram quantificadas as variações na composição das assembleias de drosofilídeos no tempo e no espaço. Este estudo revelou que a maioria dos artigos produzidos para a região Neotropical utilizou a Teoria de Metapopulações de forma imprecisa e não empregou os critérios pertinentes de classificação de metapopulações. Análises das observações de campo realizadas em 17 fragmentos de matas de galeria do DF ao longo de quatro ocasiões amostrais sugerem que D. willistoni e D. paulistorum preenchem bem os critérios de uma metapopulação clássica, cujas dinâmicas foram fortemente influenciadas pelo tempo e, em menor proporção, pelo isolamento das matas. A composição de espécies das assembleias de drosofilídeos nos 17 fragmentos de matas também flutuou no tempo e no espaço. Em resumo, nossos dados mostraram que os drosofilídeos associados a matas de galeria estão adaptados às flutuações ambientais típicas do Cerrado e que considerados no atual contexto da biodiversidade servem de evidência para a conservação de recursos ambientais desprotegidos ou para a manutenção daqueles protegidos. Por fim, sugerimos que a Teoria de Metapopulações receba mais atenção por parte dos pesquisadores e tomadores de decisões, tendo em vista sua importância para o manejo de espécies fragmentadas.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IB - Doutorado em Biologia Animal (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13466/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.