Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13420
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_CarolinaMatteGregory.pdf514,86 kBAdobe PDFView/Open
Title: Sobre os efeitos da não-comutatividade na gravidade entrópica
Authors: Gregory, Carolina Matté
Orientador(es):: Pinzul, Aleksandr Nikolaievich
Assunto:: Teoria quântica de campos
Gravitação
Gravidade quântica
Issue Date: 27-Jun-2013
Citation: GREGORY, Carolina Matté. Sobre os efeitos da não-comutatividade na gravidade entrópica. 2013. 73 f., Dissertação (Mestrado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Neste trabalho, analisamos a questão de possíveis correções quânticas no cenário entrópico da gravidade emergente. A geometria não-comutativa tem sido frequentemente usada para simular efeitos da gravidade quântica nas últimas décadas. Usamos aqui uma esfera fuzzy como uma aproximação clássica para uma superfície holográfica esférica e então analisamos se há, a princípio, uma chance de observarmos correções quânticas para a lei da gravitação de Newton. Nosso método leva em consideração o cálculo do espectro do operador de Dirac associado à esfera não comutativa e, utilizando técnicas de geometria espectral, nós obtemos a área da esfera fuzzy. Dada a área dessa superfície, deveria ser possível relacioná-la com a entropia do sistema e comparar esse resultado a outros obtidos utilizando diferentes técnicas. O maior resultado de nossa análise é que, sem ter completo conhecimento sobre a dinâmica quântica e sobre os graus de liberdade microscópicos do sistema, qualquer correção entrópica encontrada na escala de Planck será completamente mascarada por nossa ignorância sobre os processos de medida. Por outro lado, nos parece possível que as correções obtidas através das teorias de perturbação sejam confiáveis em escalas bem abaixo da escala de Planck.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13420/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.