http://repositorio.unb.br/handle/10482/13314| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| Título : | Os jovens brasileiros frente às transformações no mundo do trabalho : as políticas educacionais para o ensino médio no Brasil | 
| Autor : | Soares, José Manoel Montanha da Silveira | 
| Orientador(es):: | Leal, Maria Lucia Pinto | 
| Assunto:: | Educação e Estado Ensino médio Educação do adolescente Mercado de trabalho Financiamento | 
| Fecha de publicación : | 13-jun-2013 | 
| Data de defesa:: | 3-dic-2012 | 
| Citación : | SOARES, José Manoel Montanha da Silveira. Os jovens brasileiros frente às transformações no mundo do trabalho: as políticas educacionais para o ensino médio no Brasil. 2012. xiv, 276 f., il. Tese (Doutorado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | As mudanças que se processaram nos sistemas de ensino a partir da metade do século XX 
são  produto  das  grandes  transformações  nos  sistemas  produtivos  em  escala  mundial.  A partir  do  final  da  Segunda  Guerra  Mundial,  os  países  de  economia  central  reorganizaram suas economias e aprofundaram a  ideologia dos seus sistemas econômicos transferindo-as aos  países  considerados  de  Terceiro  Mundo.  Os  sistemas  educacionais  foram  fortemente 
atingidos  e  a  América  Latina  não  ficou  imune  ao  ideário  de  que  a  educação  pode  ser  um fator de desenvolvimento econômico, tendo como base o paradigma da Teoria do Capital Humano.  As  políticas  sociais  de  educação  sofrem  diretamente  com  a  reestruturação produtiva  e  as  transformações  tecnológicas  no  mundo  do  trabalho.  Dessa  maneira,  é importante  estabelecer  uma  correlação  entre  o  novo  contexto  econômico  mundial:  o 
desemprego  e  a  estrutura  de  educação  e  formação  oferecida  aos  jovens,  associada  aos investimentos do Estado nas últimas décadas neste segmento. O processo do trabalho pelo capital  é  uma  relação  necessária  para  a  formação  do  sistema  produtivo  vigente,  essa dinâmica  circular  opera  como  condição  imanente  às  relações  econômicas  capitalistas.  A cada  nova  renovação  tecnológica,  mais  trabalhadores  são  substituídos,  e  a  tendência  é  a 
redução  ao  mínimo  de  trabalhadores  no  interior  das  unidades  produtivas.  Compreender  o processo  de  transformação  no  mundo  do  trabalho  e  seus  efeitos  sobre  as  estruturas  do emprego,  e  da  própria  condição  de  trabalho,  nos  remete  diretamente  a  construção  das políticas  sociais  de  educação,  tendo  em  vista  que  trabalho  e  educação  são  um  binômio 
constituinte das estruturas geradoras deste modelo de sociedade e das relações sociais por ela produzidas. O próprio financiamento da educação pública no Brasil, de um modo geral, dá fortes indícios que o modelo econômico é quem ordena o tipo de educação e qualidade ofertada.  Nos  referimos  especificamente  ao  modelo  de  desenvolvimento  aplicado  nestes 
últimos  séculos,  tendo  em  vista  que  a  baixa  qualidade  da  educação  pública  atende  a  um determinado projeto de sociedade, a um determinado tipo de economia, como é o caso da brasileira,  que  ainda  apresenta  fortes  traços  coloniais  e  tem  no  modelo  agro-exportador  o seu  eixo.  O  processo  de  escolarização,  e  mais  especificamente  o  Ensino  Médio  geral,  é 
analisado tendo em vista o papel da educação, que a partir do final da década de 1990, com 
a  reforma  curricular,  sofre  mudanças  em  seu  paradigma.  Procurou-se  verificar  de  que forma  estes  estudantes  tem  a  seu  favor  as  aquisições  educacionais  proporcionadas  pelo ensino  médio,  tendo  em  vista  a  inserção  no  mundo/mercado  do  trabalho  onde  enfrentam desvantagens  em  função  do  contexto  sócio-econômico  e  da  baixa  qualidade  do  ensino público.  Embora  o  discurso  oficial  postule  um  ensino  que  garanta  a  preparação  para  a 
inserção no mundo do trabalho, o jovem não se sente preparado pela escola porque, diante 
de uma escolarização precária, ele percebe que sua formação não é suficiente para garantir seu  ingresso  e  que  outros  fatores  concorrerão  para  esse  fim.  É  possível  verificar  que através  desta  combinação  de  elementos  estruturais  da  política-econômica  externa  dos países   considerados   em   desenvolvimento   uma   interligação   entre   os   fatores   de 
desenvolvimento  controlado  e  dependente  de  forma  estrita  com  tipo  de  educação  pública que  será  oferecida  aos  jovens  estudantes.  Ou  seja,  é  possível  verificar  que  através  da posição  do  Brasil  na  divisão  internacional  do  trabalho,  isto  sob  a  luz  da  Teoria  da 
Dependência  e  concomitantemente  sob  a  tutela  da  “nova”  Teoria  do  Capital  Humano, concluímos  que  a  realização  de  uma  análise  que  fizesse  a  triangulação  destes  dois postulados  teóricos-políticos  e  econômicos  juntamente  com  o  formato  educacional  dos sistemas  públicos  de  ensino  chegaríamos  há  um  denominador  comum:  formação  escolar precária,  para  um  mundo  do trabalho  precário,  diante  de  uma  economia  fortemente  presa 
ao seu passado agro-exportador e com uma produção média de baixas tecnologias. Essas  contradições,  entretanto,  não  invalidam  o  papel  da  escola.  As  relações  que  se 
constroem no interior da escola são indicativos da necessidade de se repensar a sua função, especificamente do ensino médio, a partir de suas próprias contradições e dos  sujeitos que as vivenciam. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The social policies of education will suffer directly with the industrial structure and technological changes in the workplace. Thus, it is important to establish a correlation between the new global economic context, unemployment and the structure of education and training for young people associated with the investments of the state in recent decades in this segment. The changes that took place in education systems from the mid-twentieth century are the result of major changes in production systems worldwide. From the end of the Second World War the countries of central economy reorganized their economies and deepened the ideology of their economic systems by transferring them to countries considered Third World. Educational systems were hit hard and Latin America was not immune to the paradigm of education as a factor of economic development, based on the paradigm of Human Capital Theory. The process of labor by capital is a necessary relation to the formation of the current production system, this dynamic circular operates as a condition inherent to capitalist economic relations. With each new technological renovation more workers are replaced, and the trend is the reduction of workers to a minimum within the production units. Understanding the process of transforming the world of work and its effects on the structure of employment and of the status of work, links directly to the construction of social policies in education, in order to work and education are a constituent of the binomial structure for this model of society and social relations produced by it. The actual funding of public education in Brazil, in general, gives strong indications that the economic model is the one who commands the kind of educat ion and quality. We refer specifically to the development model we have traveled in recent centuries, considering that the low quality of public education serves a particular project of society, a particular type of economy, as is the case with the Brazilian, who still has strong colonial traces, and has in the agro-export model its axis. The schooling process is analyzed in view of the role of education, and more specifically the high school general, that from the late 1990s with the curriculum reform undergoes changes in its paradigm. We sought to determine how these students have in their favor acquisitions educational achievements of the school with a view to insertion in the world/the labor market, where they face disadvantages due to the socio-economic context and the low quality of public education. Although the official discourse posits an education that ensures the preparation for entering the world of work, the young do not feel ready for school, because, faced with a precarious schooling, he realizes that this preparation is not sufficient to ensure their entry and other factors compete for this purpose. You can check that through this combination of structural elements of foreign policy and economic development of the countries considered in an interconnection between development factors and controlled strictly dependent on type of public education that will be offered to young students. That is, you can check that by Brazil's position in the international division of labor, that in light of Dependency Theory and concurrently under the tutelage of the "new" Human Capital Theory, we conclude that an analysis that makes the triangulation of these two theoretical postulates-political and economic along with educational format of the public school systems would get there a common denominator: poor schooling to a world of precarious work, before a robust economy, but strongly attached to their past and exporter with a production average low technologies.These contradictions, however, do not invalidate the role of the school. The relationships built within the school are indicative of the need to rethink their role, specifically high school, from its own contradictions and subjects that experience. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) | 
| Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Política Social | 
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| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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