Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13264
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MariadoRosarioCordeiroRocha.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open
Title: O processo de apropriação da modalidade escrita da língua : um estudo sociolinguístico longitudinal
Authors: Rocha, Maria do Rosário Cordeiro
Orientador(es):: Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto:: Língua portuguesa - estudo e ensino
Sociolinguística
Leitura
Issue Date: 6-Jun-2013
Citation: ROCHA, Maria do Rosário Cordeiro. O processo de apropriação da modalidade escrita da língua: um estudo sociolinguístico longitudinal. 2013. 261 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Esta pesquisa tem como proposta compreender o processo de apropriação da modalidade escrita da língua em uma sala de aula de escola pública da periferia do Distrito Federal. Trata de uma etnografia, realizada por meio um estudo longitudinal, considerando a natureza sociolinguística de crianças de 8 a 9 anos de idade, oriundas de família com contato limitado em práticas letradas. O marco teórico deste estudo apresenta um histórico da formação da Língua Portuguesa como língua materna em nosso país bem como sua institucionalização como componente curricular na Educação Básica. Além disso, este estudo reflete sobre as concepções de leitura, escrita e ensino da língua e as diretrizes que norteiam a formação do professor para séries/anos iniciais. A construção dos dados nas observações participantes permitiu identificar as práticas de leitura e escrita na sala de aula e as estratégias producentes e não producentes para ampliação da competência dos alunos para uso da língua. Os resultados demonstram a necessidade de somar esforços no sentido de realizar um trabalho construtivo para superar as limitações no ensino e na aprendizagem da língua materna. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this thesis is to understand the process of acquisition of the written modality of the language in a public school classroom in the outskirts of the Federal District in Brazil. It is a longitudinal collaborative ethnographic study that deals with the sociolinguistic situation of eight- and nine-year-olds from families with a limited contact with literacy practices. The study covers the historical foundations of the Portuguese language as a mother tongue in Brazil as well as its institutionalization as a curriculum component in our educational system. It also reflects upon the concepts of reading and writing abilities together with teachers’ training for the first years of schooling. The participant observation in the classroom revealed the efficient as well as non-efficient strategies concerning the development of pupils’ communicative competence. During the research, a collaborative intervention was implemented, and the results point to the necessity of joined efforts to overcome educational problems related to teaching Portuguese as a native language in Brazilian schools.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:LIP - Doutorado em Linguística (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13264/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.