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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12755
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Title: Contribuições da sociolinguística educacional à formação do professor alfabetizador/letrador de alunos surdos
Authors: Queiroz, Esmeralda Figueira
Orientador(es):: Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto:: Sociolingüística - professores - formação
Surdos - educação
Issue Date: 9-Apr-2013
Citation: QUEIROZ, Esmeralda Figueira. Contribuições da sociolinguística educacional à formação do professor alfabetizador/letrador de alunos surdos. 2013. xv, 243 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Práticas escolares com alunos surdos são um tema que merece ainda muitos estudos. Em época que esses alunos têm acesso garantido a todos os níveis de educação formal, as questões que permeiam sua escolarização continuam sendo as mesmas de estudos muito anteriores e perpassam áreas como políticas públicas, metodologias e formação de professores. Com o objetivo de agregar novos conhecimentos à educação de alunos surdos, este estudo tem como eixo teórico a Sociolinguística Educacional e seus pressupostos, entre os quais se destaca a Pedagogia Culturalmente Sensível. O interesse pela escolarização de crianças de grupos minoritários e pelas causas dos seus fracassos escolares justifica a opção teórica. A esse referencial agregam-se também o pensamento de autores com outras filiações teóricas por serem representantes essenciais de eixos de conhecimentos presentes neste estudo. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, realizada sob a perspectiva etnográfica colaborativa, com estudo empírico composto por duas fases. A primeira objetivou analisar as atividades pedagógicas em uma classe de 3ª série de Unidade Especial para Surdos, em uma escola da SEE/DF, e colaborar no sentido de promover uma prática que contribuísse com o processo de alfabetização e letramento desses alunos. A pesquisa ocorreu durante o ano letivo de 2010 e teve como sujeitos a professora da turma e seus cinco alunos. Em consequência da limitação das ações colaborativas, advinda da resistência da professora à atuação da pesquisadora como colaboradora no seu fazer pedagógico, procedeu-se à segunda fase. Contextualizada em curso de aperfeiçoamento, chancelado pela EAPE, e ministrado pela pesquisadora, o curso teve duração de 60h e foi oferecido para duas turmas de professores nos turnos matutino e vespertino. Essa fase da pesquisa objetivou levar contribuições da Sociolinguística Educacional para a formação de professores alfabetizadores de alunos surdos e enfatizou reflexões sobre perspectivas conceituais/teóricas e práticas pedagógicas com esses alunos. Foram sujeitos dessa fase da pesquisa 31 professores da SEE/DF, entre eles estava a professora colaboradora da primeira fase. A conclusão do trabalho aponta para a necessidade da implementação de uma formação linguística para professores alfabetizadores de alunos surdos, seja em cursos de formação inicial ou continuada. De modo geral, os professores que se ocupam com as séries iniciais do Ensino Fundamental não têm em seus currículos disciplinas que contemplem essa formação. A Sociolinguística Educacional apresenta-se como uma fonte segura para subsidiar práticas pedagógicas sensíveis à singularidade dos alunos. Rompe com práticas mecânicas que giram em torno da cópia e da memorização de palavras soltas para permitir ao aluno surdo que use a língua de sinais e o português escrito em aprendizagens que se constroem significativamente. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
School practices with deaf students are a field that still needs much research. At a time when these students have guaranteed access to all levels of formal education, the issues concerning their schooling remain the same as those of much earlier studies, encompassing such areas as public policies, methodology, and teacher education. Using a theoretical framework from Educational Sociolinguistics and its assumptions, notably Culturally Responsive Pedagogy, this study aims at adding new knowledge to the education of deaf students. The interest in the schooling of minority children and in the causes of their academic failures justifies the theoretical choice. The study also draws on the thinking of authors from other theoretical backgrounds who are key representatives in the field of knowledge of this research. The study adopted a qualitative methodology and was carried out under a collaborative ethnographic perspective through a twophase empirical study. The aim of the first phase was to analyze the pedagogical activities in a third grade classroom exclusive for deaf students in public school in the Distrito Federal and to collaborate in order to promote a practice that helped in the literacy of these children. The study took place during the 2010 school year and had as subjects the teacher and her five students. As a result of restrictions to the collaborative actions due to the teacher’s resistance to the collaborative pedagogical actions of the researcher, the study proceeded to its second phase. Designed as a 60-hour improvement course sanctioned by EAPE and taught by the researcher, the course was divided into two periods. This phase of the research aimed at bringing the contributions of Educational Sociolinguistics to the education of literacy teachers of deaf students and emphasized reflections on the conceptual and theoretical perspectives and the pedagogical practices involving such students. The subjects of this phase were 31 public school teachers of the Distrito Federal, among whom was the teacher of the first phase of the study. The conclusion of the study points to the need for implementing sociolinguistic training for literacy teachers of deaf students, whether in their initial education or beyond. In general, teachers of the first grades of elementary school lack sociolinguistic training. Educational Sociolinguistics is a reliable source of support for pedagogical practices responsive to the uniqueness of the students. It breaks away from the mechanical practices based on copying and memorizing individual words and allows the deaf student to use sign language and written Portuguese in meaningful learning. _______________________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Las prácticas de la escuela con estudiantes sordos son un tema que aún merece muchos estudios. En el momento que estos estudiantes tienen acceso garantizado a todos los niveles de educación formal, los temas que impregnan sus escolaridad continuan siendo las mismas cuestiones de áreas como política pública, procedimientos y capacitación de los docentes. Con el fin de agregar nuevos conocimientos para la educación de estudiantes sordos, este estudio tiene como dirección teórica la sociolinguística educativa y sus hipótesis, entre las que destaca la pedagogía culturalmente sensible. Su interés en la escolarización de los niños de grupos minoritarios y las causas de sus fracasos escolares justifican la opción teórica. El referencial de esta tesis también agrega autores con otras afiliaciones teóricas porque son representantes de ejes de conocimientos esenciales presentes en este estudio. La metodología adoptada es la investigación cualitativa llevada a cabo bajo la perspectiva etnográfica de colaboración con estudio empírico desarrollado en dos fases. El primero destinado a analizar las actividades pedagógicas en una clase de 3º año de Unidad Especial para sordos, en una escuela del Distrito Federal y colaborar para promover una práctica que contribuyese al proceso de alfabetización y letramento de estos estudiantes. La pesquisa ocurrió durante el año escolar 2010 y tuvo como sujetos la maestra de la clase y sus cinco alumnos. Como consecuencia de la limitación de acciones de colaboración de la pesquisadora en función de la resistencia de la maestra, ocurrió la segunda fase. Contextualizada en curso de formación contínua, tuvo la certificación de EAPE y enseñanza de la propia pesquisadora. El curso duró 60 horas y fue ofrecido a dos clases de maestros, una por la mañana y otra por la tarde. Esta investigación tuvo como objetivo levar contribuciones de sociolinguística educativa para formación de profesores de alfabetización de estudiantes sordos y destacó las perspectivas conceptual/teórica de reflexiones y prácticas pedagógicas con estos maestros. Esta fase de la pesquisa tuvo como sujetos 31 maestros de la Secretaría de Educación del Distrito Federal y entre ellos estaba la maestra colaboradora de la primera fase. La finalización de la tesis apunta a la necesidad de implementación de formación sociolinguística para profesores de estudiantes sordos, ya sea en cursos de formación inicial o continua. En general, los maestros que se ocupan con las series iniciales de la escuela primaria no tienen en sus cursos planes de estudios que incluyen dicha formación. La sociolinguística educativa se presenta como una fuente confiable para apoyar las prácticas pedagógicas sensibles a la singularidad de los estudiantes sordos. Rompe con las prácticas mecánicas que giran en torno de la copia de palabras flojas para permitir a los estudiantes sordos que usan lenguaje de señas y portugués escrito para construir sus aprendizajes significativamente.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de pós-graduação em Educação, 2013.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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