Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1272
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_2007_FranciscoNogueira.pdf312,2 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalmon, Paulo Carlos Du Pin-
dc.contributor.authorNogueira, Francisco Sérvulo Freire-
dc.date.accessioned2009-02-17T19:10:28Z-
dc.date.available2009-02-17T19:10:28Z-
dc.date.created2007-
dc.date.issued2009-02-17-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Francisco Sérvulo Freire. Modelo federativo, transferências governamentais e políticas públicas: a política educacional de ensino fundamental e médio em perspectiva. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1272-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2007.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata do modelo federativo brasileiro a partir do aparato teórico proporcionado pela abordagem do modelo agente-principal. A aplicação do modelo do agente principal e outros elementos da teoria da informação buscam identificar problemas de coordenação e assimetria de informações na formulação das políticas públicas em especial da política pública do ensino fundamental e médio. Neste sentido o arranjo federativo atual é elemento que impede a máxima eficiência das políticas, pois tal arranjo, não proporciona com base na argumentação do modelo do agente-principal, a perfeita definição de papeis e responsabilidades dos entes federativos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThis theory treats of the Brazilian federal model starting from the proportionate theoretical apparatus for the approach of the agent-principal model. The application of the principalagent model and other elements of the theory of the information look for to identify coordination problems and asymmetry of information especially in the formulation of the public politics of the public policies of the fundamental and medium teaching. In this sense the current federal arrangement is element that impedes the maxim efficiency of the politics, because such arrangement, doesn't provide with base in the argument of the agentprincipal model, the adequate definition of you eat and responsibilities of the federal beings.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsFreept_BR
dc.titleModelo federativo, transferências governamentais e políticas públicas : a política educacional de ensino fundamental e médio em perspectivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFederalismopt_BR
dc.subject.keywordModelo agente-principalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1272/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.