Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1270
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_2007_GeraldoSantos.pdf778,37 kBAdobe PDFView/Open
Title: Rompendo as fronteiras do saber : o documentário interativo Caramuru a Invenção do Brasil sob a ótica da matriz teórica de Mikhail Bakhtin
Authors: Santos, Geraldo Severino dos
Orientador(es):: Dias, Ângela Álvares Correia
Assunto:: Educação
Tecnologia na educação
Dialogismo
Intertextualidade
Política educacional
Issue Date: 2007
Citation: SANTOS, Geraldo Severino dos. Rompendo as fronteiras do saber: o documentário interativo Caramuru a Invenção do Brasil sob a ótica da matriz teórica de Mikhail Bakhtin. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: No processo de comunicação tradicional observamos um distanciamento entre a produção do conhecimento e a realidade do mundo, uma assintonia entre autor – texto – leitor. A rigidez do discurso escolar tradicional, notadamente marcado pelo viés monológico, nos levou a repensar este discurso sob a realidade social e tecnológica atual, no sentido de apontar uma alternativa mais flexível que reconheça as múltiplas redes de conexão na produção do conhecimento. Desse modo, esta pesquisa busca questionar o modo como o conhecimento é concebido e organizado e contrapõe o pensamento positivista que ainda norteia os paradigmas da educação tradicional, procurando evidenciar como a inserção das tecnologias na educação pode imprimir uma lógica mais aberta e flexível nas relações educativas. Essa indagação nos remete ao currículo e à formação de professores e seus significados na sociedade contemporânea na qual se torna necessário questionar e criticar nossas próprias produções e nossa ação educativa, tornando possível um processo de inovação e uma mudança de postura na produção do conhecimento. Para esse fim, apoiados nos conceitos bakhtinianos, buscamos reconhecer a diversidade de gêneros discursivos em Caramuru: a invenção do Brasil, suas dimensões dialógicas, intertextuais, hipertextuais e a heterogeneidade constitutiva da obra, para entender que esta proposição nos incita a repensar a formação – inicial ou continuada – dos professores, de forma a elaborar uma visão mais crítica e contextualizada que se oponha ao discurso unificado e reducionista ainda freqüente no discurso pedagógico atual. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the process of comunication we watch a disruption between the production of formal knowledge and the common, establishing a untunning between the school and the current standards of organization of the society. The rigidity of the traditional school speech, mainly marked for the monological bias, took us to rethink this speech under the social reality and technological current, in the direction to search an alternative more flexible that recognizes the nets of possible connections in the production of knowledge. In this way, this research intends to question the way as the knowledge is conceived and organized and to oppose the positivist thought that guides the paradigms of the traditional education, searching to evidence as the insertion of the technologies in the education can print a more open and flexible logic in the educative relations. This questioning sends us to the resume and to the teachers formation and its meanings in the society contemporary in which it becomes necessary to question and to criticize our own productions and our educative action, being become possible a process of innovation and a change of position in the production of knowledge. For this end, supported in the bakhtinian concepts, we search to recognize the diversity of speech’s kinds in Caramuru: the invention of Brazil, its dialogic dimensions, intertexts, hipertexts, and the constituent heterogeneity of the workmanship, to understand that this proposal stirs up us to rethink the formation - initial or continued - of the teachers, in the direction to elaborate a more critical and contextualized vision that opposes to the unified and reduchianist speech still frequent in the current pedagogical speech.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
metadata.dc.description2: Dissertação submetida à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção de título de Mestre.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1270/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.