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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12533
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Title: Educação como processo de luta política : a experiência de “educação diferenciada” do território quilombola de Conceição das Crioulas
Authors: Silva, Givânia Maria da
Orientador(es):: Botelho, Denise Maria
Assunto:: Quilombos - educação
Issue Date: 20-Mar-2013
Citation: SILVA, Givânia Maria da. Educação como processo de luta política: a experiência de “educação diferenciada” do território quilombola de Conceição das Crioulas. 2012. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta de educação da comunidade quilombola do território de Conceição das Crioulas para identificar como esta se relaciona com as lutas de seus moradores(as). Por meio deste, aprofundaremos como a comunidade está inserida no processo de construção da referida proposta, como lida com os avanços e enfrenta os obstáculos. Para atender ao objetivo geral desta pesquisa, estabelecemos como objetivos específicos: a) identificar como a proposta de educação tem fortalecido a identidade quilombola de Conceição das Crioulas; b) compreender como a participação da comunidade se manifesta na proposta de educação desenvolvida no território de Conceição das Crioulas; e c) identificar como a proposta de educação de Conceição das Crioulas pode contribuir com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Escolar Quilombola como modalidade de ensino. Realizada junto ao Curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação na Universidade de Brasília, essa pesquisa tem como função retratar a luta da comunidade de Conceição pelo direito à educação, suas estratégias e desafios, partir de uma proposta de educação formal, envolvendo os processos não formais situados nas variadas formas de organizações da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. É um estudo de caso qualitativo com o título Educação como processo de luta política: a experiência de “educação diferenciada” do território quilombola de Conceição das Crioulas. Composto de cinco capítulos, este trabalho apresenta a trajetória e a luta das comunidades quilombolas para garantir seus direitos e inserção nas políticas públicas. Apresenta também a metodologia, a revisão da literatura e os resultados dos trabalhos de campo durante a pesquisa. De forma sucinta, retrata os desafios enfrentados pelo território quilombola de Conceição das Crioulas para acessar a educação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the present work is to analyzethe proposal of education from the Conceição das Crioulas quilombola community, with an eye to identifying how it relates tothe demands of its inhabitants. In the research it was considered how thecommunity is involved in the process of elaborating the referred proposal ofeducation, how it deals with the developments and copes with the obstacles. Inorder to meet this general objective, the following specific objectives were established:a) to identify how the educational proposal has strengthened the quilombola identity of Conceição dasCrioulas; b) to understand how the participation of the community is manifestedin the proposal of education developed in the area of Conceição das Crioulas;and c) to indentify how the proposal of education from Conceição das Crioulas can contributewith the National Curricular Guidelines for QuilombolaEducation, as a specific school subject. Carried out within the Graduate Schoolof Educational Public Policy and Management at the University of Brasília, thepresent research works as a means to depict the struggle of the Conceição dasCrioulas quilombola community in fighting for its right to education, itsstrategies and challenges from a formal education perspective, and the involvementof non-formal processes, originated in the many ways the quilombola community of Conceição das Crioulas organizes itself. Thiswork is a qualitative case study entitledEducation as a political struggle process: the experience of “differentiatededucation” in the quilombola territory of Conceição das Crioulas. Constitutedof five chapters, this work presents the path and struggle of the quilombola communities to guarantee theirrights and rightful inclusion in public policies. It also describes themethodology, the literature review and the field work findings during theresearch. It also briefly depicts the challenges faced in the quilombola territory of Conceição dasCrioulas in order to have access to education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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