Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12434
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EstrategiasAprendizagemUtilizadas.pdfArtigo em português312,89 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_EstrategiasAprendizajeUtilizadas.pdfArtigo em espanhol316,92 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_LearningStrategiesUndergraduate.pdfArtigo em inglês308,72 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPeixoto, Henry Maia-
dc.contributor.authorPeixoto, Mariana Maia-
dc.contributor.authorAlves, Elioenai Dornelles-
dc.date.accessioned2013-03-11T18:59:24Z-
dc.date.available2013-03-11T18:59:24Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ____________________________________________________________________________________________________en
dc.identifier.citationPEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Learning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. ______________________________________________________________________________________________________en
dc.identifier.citationPEIXOTO, Henry Maia; PEIXOTO, Mariana Maia; ALVES, Elioenai Dornelles. Estrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 3, maio/jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12434-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the learning habits and strategies of undergraduate and post-graduate students matriculated in hybrid courses in the area of healthcare at a Brazilian university. 220 graduate students were invited to participate in the research, of whom 67.27% accepted. An exploratory methodology was utilized, which analyzed quantitative data collected by a structured instrument. A similarity may be observed between undergraduate and postgraduate students concerning the majority of education habits and learning strategies, such as the large proportion of those who read more than  half of the  course content and of those who preferred to study alone, as well as in the high use of the majority of strategies evaluated. It is concluded that both the groups present appropriate study habits and satisfactorily used the learning strategies investigated. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo investigar los hábitos y las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios y de posgrado en una universidad brasileña, matriculados en las asignaturas semi-presenciales del área de la salud. Fueron invitados a todos los 220 estudiantes graduados, de los cuales 67,27% aceptaron participar de la investigación. Se utilizó una metodología exploratoria, que analizó los datos cuantitativos recogidos por un instrumento estructurado. Se pudo observar una similitud entre los estudiantes universitarios y de posgrado acerca de los de la mayoría de los hábitos de enseñanza y estrategias de aprendizaje, así como una mayor proporción de los que leyeron más de la mitad del contenido, de los que prefieren estudiar solos, además de la elevada utilización por la mayoría, de las estrategias evaluadas. Llegamos a la conclusión de que ambos los grupos presentaron hábitos adecuados de estudio y se utilizaron de manera satisfactoria de las estrategias de aprendizaje investigadas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.language.isoInglêsen
dc.language.isoEspanholen
dc.publisherEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúdeen
dc.title.alternativeLearning strategies used by undergraduate and postgraduate students in hybrid courses in the area of healthen
dc.title.alternativeEstrategias de aprendizaje utilizadas por estudiantes universitarios y de posgrado en asignaturas semi-presenciales en el área de la saluden
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.subject.keywordExtensão universitáriaen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.rights.licenseRevista Latino-Americana de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017en
Appears in Collections:ENF - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/12434/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.