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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12368
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Title: Escolhas estratégicas para produção de carne bovina orgânica no Brasil
Authors: Neves, Daniel Almeida Lopes
Orientador(es):: Carvalho, José Márcio
Coorientador(es):: Soares, João Pulo Guimarães
Assunto:: Sustentabilidade
Agronegócio
Carne bovina
Produtos naturais
Issue Date: 6-Mar-2013
Citation: NEVES, Daniel Almeida Lopes. Escolhas estratégicas para produção de carne bovina orgânica no Brasil. 2012. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: A atual preocupação da sociedade com alimentos seguros impõe que, na produção, sejam levadas em consideração as questões ambientais e sociais, induzindo os produtores agropecuários a se adequarem a diferentes legislações a fim de atender o mercado consumidor mais exigente e que passa a ditar as regras de produção. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho salientar a diferenciação da produção de carne bovina orgânica, enfatizando a preocupação ambiental e social na produção. Para um melhor entendimento deste processo, foram analisados dados dos produtores que produziam a carne bovina de forma convencional e que converteram a produção para a forma orgânica certificada. Os referenciais envolvendo escolhas estratégicas e as estratégias de produção foram utilizadas para demonstrar a diferenciação dos pecuaristas orgânicos no mercado brasileiro. O método utilizado na pesquisa para caracterizar a transição da produção convencional para produção orgânica foi o AMBITEC Produção Animal, método criado e validado pela Embrapa Meio Ambiente, que busca levantar e analisar os indicadores ambientais e os sociais na produção. A pesquisa foi realizada no principal pólo de produção de carne bovina orgânica do Brasil, ou seja, em Campo Grande- MS, junto a nove produtores certificados. Os resultados demonstram que a estratégia adotada de produção orgânica produziu os resultados desejados em questões ambientais e sociais, bem como permitiu gerar um produto diferenciado que atende a um nicho crescente de mercado. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current preoccupation of society with safe food requires the production are taken into account the environmental and social issues, leading agricultural producers to suit different laws to meet the most demanding consumer market and that is dictating the rules of production . Accordingly goal of this work highlight the differentiation of organic beef production, emphasizing environmental concerns and social production. For a better understanding of this process we analyzed data from producers who produced beef conventionally and converted production to certified organic form. The benchmarks involving strategic choices and production strategies were used to demonstrate the differentiation of organic farmers in the Brazilian market. The method used in this research to characterize the transition from conventional production to organic production was Ambitec Animal Production method developed and validated by Embrapa Environment, which seeks to raise and analyze the environmental and social production. The research was conducted at the main center for the production of organic beef from Brazil, namely in Campo Grande-MS, with nine certified producers. The results demonstrate that the strategy adopted organic production produced the desired results in environmental and social issues as well as allowed to generate a differentiated product that caters to a growing niche market.
Description: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Appears in Collections:FAV - Mestrado em Agronegócios (Dissertações)

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