Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12126
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_UtilizaçãoResultadoContagemBacteriana.pdf77,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: Utilização do resultado da contagem bacteriana total do leite de latões para a elaboração de curso de capacitação de pequenos produtores de leite no projeto Unaí (assentamento Santa Clara – Furadinho)
Authors: Perecmanis, Simone
Almeida, Carolina Netto de
Mesquita, Cristiane de Abreu
Marinho, Ubiranei de Freitas
Miziara, Fernanda Cardoso
Assunto:: Leite - qualidade
Leite - produção
Issue Date: Jul-2006
Citation: PERECMANIS, Simone et al. Utilização do resultado da contagem bacteriana total do leite de latões para a elaboração de curso de capacitação de pequenos produtores de leite no projeto Unaí (assentamento Santa Clara – Furadinho). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 2006, Fortaleza. Anais do XLIV do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006.Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/5/1187.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2013.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo contribuir para o aumento da renda dos agricultores familiares dos assentamentos de Reforma Agrária de Unai – MG, através do acompanhamento da qualidade do leite com a técnica de contagem bacteriana total e a estruturação de um curso para a capacitação com enfoque na higiene da ordenha; dos utensílios envolvidos nessa; do ordenhador; das instalações e dos animais. O curso foi realizado durante um sábado do mês de junho e durou, aproximadamente, cinco horas, envolvendo os períodos da manhã e da tarde, contando com a participação dos professores, técnicos e de todos os estagiários do projeto Unaí e da Embrapa. A formulação do curso foi realizada de forma a envolver a comunidade e para a compreensão dos resultados. Pode-se perceber a mudança de atitude de muitos agricultores, onde seguiram muitas das medidas ensinadas nas oficinas e mudaram seu estilo de produção, adotando medidas mais higiênicas na hora da ordenha e ainda no armazenamento do leite no latão e aprenderam técnicas para o controle da mastite, permitindo, que o leite produzido em sua propriedade tivesse um decréscimo significativo na contagem bacteriana, resultando em maiores lucros.
Appears in Collections:FAV - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/12126/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.