Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12083
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_QualidadeFatoresProduçãoCouveMinimamenteProcessadaDistritoFederal.pdf112,42 kBAdobe PDFView/Open
Title: Qualidade dos fatores de produção de couve minimamente processada no Distrito Federal
Authors: Santos, Anna Paula Rodrigues dos
Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto:: Hortaliças
Alimentos - manuseio
Alimentos - qualidade
Alimentos - contaminação
Brassica oleracea L. var. acephala D.C.
Issue Date: 2008
Citation: SANTOS, Anna Paula Rodrigues dos; JUNQUEIRA, Ana Maria Resende. Qualidade dos fatores de produção de couve minimamente processada no Distrito Federal. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 46., 2008, Rio Branco. Anais eletrônicos... Rio Branco, 2008. v. 1. p. 679-694. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/679.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2013.
Abstract: A comercialização de hortaliças tem mudado muito nos últimos anos. A qualidade dos produtos e sua apresentação ao consumidor são as características mais marcantes nessa mudança. Hortaliças minimamente processadas são aquelas que foram fisicamente alteradas, mas que permanecem no estado fresco. As sucessivas manipulações na produção aumentam as possibilidades de contaminação microbiológica desses produtos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a contaminação microbiológica por Salmonella sp. e coliformes a 45°C nos fatores de produção de couve minimamente processada para identificação do ponto crítico de contaminação, além de avaliar a contagem de bactérias mesofílicas para determinar a eficiência dos métodos de higiene pessoal utilizados pelos manipuladores da Agroindústria. Foram coletadas amostras de couve na Agroindústria Machadinho, Brazlândia-DF, em todas as etapas do processo produtivo dentro da propriedade e agroindústria. Não foi detectada contaminação por coliformes a 45°C e Salmonella sp. nos produtos oriundos das diferentes etapas da produção. No entanto, verificou-se a necessidade de treinamento de gerentes e manipuladores, e a aquisição de equipamentos objetivando a manutenção da qualidade ao longo da cadeia.
Appears in Collections:FAV - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/12083/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.