http://repositorio.unb.br/handle/10482/12049| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_FabioAssisGaspar.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Na roda dos direitos : o agendamento público da capoeira (2003-2010) | 
| Autor(es): | Gaspar, Fábio de Assis | 
| Orientador(es): | Leal, Maria Lucia Pinto | 
| Assunto: | Capoeira Política pública Política e cultura  | 
| Data de publicação: | 7-Fev-2013 | 
| Data de defesa: | 9-Out-2012 | 
| Referência: | GASPAR, Fábio de Assis. Na roda dos direitos: o agendamento público da capoeira (2003-2010). 2012. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | Este  estudo  trata  da  análise  das  políticas  voltadas  para  a  capoeira  implementadas  pelo Ministério da Cultura (MinC) durante o período que envolve as duas gestões do governo Lula, especificamente  do  agendamento  público  da  capoeira  dentro  do  universo  das  políticas culturais. Os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos que orientam este estudo para 
uma análise crítica compreende que as políticas culturais representem uma das dimensões das políticas sociais, as quais, por sua vez, no campo das tensões entre Estado e sociedade, devem se  constituir  com  referência  aos  direitos  sociais  universais  no  atendimento  das  necessidades humanas  básicas  como  contraponto  à  interferência  do  capital  na  formulação  das  políticas 
sociais.  Assim,  considera-se  a  capoeira  como  uma  expressão  da  consolidação  dos  direitos sociais  e  culturais,  e  sob  esta  perspectiva  buscou-se  compreender  quais  os  avanços  e  limites presentes  no  seu  agendamento  público.  A  partir  das  reflexões  suscitadas,  problematizam-se 
algumas  questões:  (1)  que  o  agendamento  público  da  capoeira  se  torna  resultado  das mudanças  políticas  originadas  a  partir  da  ascensão  do  governo  PT/aliados  ao  poder,  bem como  de  uma  maior  institucionalização  da  pasta  cultural  na  gestão  federal  que  garantiu  uma 
compreensão  ampliada  do  conceito  de  cultura;  (2)  entretanto,  esse  agendamento  da  capoeira no  âmbito  do  poder  público  se  apresenta  contraditório,  visto  que  a  construção  dos  direitos sociais  pela  ação  das  políticas  sociais  resulta  em  ganhos  diminutos  aos  sujeitos  das  ações 
quando se compreende a efetivação desses direitos no atendimento das necessidades humanas; (3)  tal  situação  é  possibilitada  tendo  em  vista  uma  organização  estatal  que  visa  atender  às reivindicações advindas dos movimentos sociais sem se desatrelar dos preceitos neoliberais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study deals with the analysis of policies directed to capoeira implemented by the Ministry of Culture (MinC) during the period involving the two Lula governments, specifically, the public schedule of capoeira within the realm of cultural policies. The historical theoretical and methodological foundations that guide this study to a critical analysis, understand that cultural policies represent one dimension of social policies, which, in turn, in the field of tensions between state and society should be constituted with reference to the universal social rights in meeting the basic human needs as opposed to the interference of the capital on social policies formulation. Thus, it is capoeira as an expression of cultural social rights consolidation, and from this perspective found it to understand what are the advances and limitations present in it public schedule. From the reflections raised it discusses a few questions: (1) that the capoeira’s public schedule becomes result of political changes arising from the rise of PT government / allies to power, as well as from a greater institutionalization of the cultural folder on federal management that assured an expanded understanding of the concept of culture, (2) However, this capoeira’s schedule under the government it seems contradictory since the construction of social actions for social policies, results in diminished earnings to the responsible for actions when understands the effectuation of these rights in meeting of human needs, (3) This situation is made possible in view of a state organization that aims to meet the demands arising from the social movements without unleashing of neoliberal precepts.  | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER)  | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2012. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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