http://repositorio.unb.br/handle/10482/11955| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_NiloSouzaCampos.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Abertura de capital como alternativa para o financiamento da infraestrutura portuária brasileira | 
| Outros títulos: | Capital opening as an alternative to the financing of brazilian port infraestructure | 
| Autor(es): | Campos, Nilo de Souza | 
| Orientador(es): | Rocha, Carlos Henrique Marques da | 
| Assunto: | Abertura de capital Portos Mercado de capitais Financiamento - transportes  | 
| Data de publicação: | 23-Jan-2013 | 
| Data de defesa: | 8-Nov-2012 | 
| Referência: | CAMPOS, Nilo de Souza. Abertura de capital como alternativa para o financiamento da infraestrutura portuária brasileira. 2012. x, 65 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | A estrutura de capital dos portos brasileiros é um tema de extrema relevância para a economia de  transportes.  As  fontes  de  financiamento  adotadas  impactam  diretamente  na  gestão  destas 
empresas,   que   por   sua   vez,   está   absolutamente   relacionada   à   eficiência   operacional encarregada  de  suprir  as  demandas  crescentes  no  Brasil.  Com  a  busca  pelas  alternativas  de capitalização  diferentes  do  endividamento,  a  abertura  de  capital  é  apresentada  como  uma 
sugestão  passível  de  aplicação  ao  caso  brasileiro,  que  demonstra  carência  de  investimentos segundo estudo realizado pelo IPEA. Para o instituto, há a necessidade de cerca de quarenta e dois  bilhões  de  reais  para  a  colocação  dos  portos  nacionais  em  condições  minimamente aceitáveis  aos  padrões  internacionais,  quantia  esta,  muito  maior  do  que  o  um  bilhão  e  meio 
aplicado  entre  esforços  públicos  e  privados  no  ano  de  2008.  Como  principal  base  para  esta pesquisa, está o caso chinês, que demonstra o sucesso da privatização dos portos, que figuram 
entre  os  mais  eficientes  do  mundo,  sem  praticamente  esforço  por  parte  do  governo.  As doutrinas societárias, bem como a teoria de decisão de investimento, o custo do capital, além dos modelos e métodos existentes para a promoção desta abertura, também constam entre as premissas  da  proposta  em  questão,  precedendo  o  novo  modelo  societário  proposto.  Os 
objetivos que buscam pela confirmação da hipótese principal, que insere a iniciativa privada na  estrutura  societária  dos  portos,  são  confirmados  através  do  levantamento  dos  custos referentes  ao  endividamento  e  a  privatização,  além  da  evidência  externa  ao  Brasil  e 
experiências em outros setores como aviação e exploração de rodovias. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The capital structure of the Brazilian ports is an issue of extreme importance to the economy of transport. Funding sources taken directly impact the management of these companies, which in turn is directly related to operational efficiency charge of supplying the growing demand in Brazil. With the search for alternatives other than debt capitalization, the IPO is presented as a suggestion that can be applied to the Brazilian case, which demonstrates the lack of investments according to IPEA. For the institute, there is a need for about forty-two billion dollars to the placement of ports on national conditions minimally acceptable international standards, this amount, much larger than a billion and a half applied between public and private efforts in 2008 . As the main basis for this research, is the Chinese case, which demonstrates the success of privatization of ports, which are among the most efficient in the world, almost without effort by the government. The doctrines of corporate as well as the theory of investment decision, cost of capital, beyond the existing models and methods for promoting this opening also included among the premises of the proposal in question, preceding the proposed new corporate model. The goals by seeking confirmation of the main hypothesis, that inserts the private ports in the corporate structure, are confirmed by surveying the costs relating to debt and privatization, as well as external evidence to Brazil and experiences in other sectors such as aviation and exploration highways.  | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)  | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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