Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1176
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO_2008_FranciscoDeAssisFBJunior.pdf867,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBatista, Carlos Marcos-
dc.contributor.authorBrandão Júnior, Francisco de Assis Fernandes-
dc.date.accessioned2009-02-10T16:58:24Z-
dc.date.available2009-02-10T16:58:24Z-
dc.date.created2009-02-10T16:58:24Z-
dc.date.issued2009-02-10-
dc.date.submitted2008-05-14-
dc.identifier.citationBRANDÃO JÚNIOR, Francisco de Assis Fernandes. Palanques virtuais: a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006. 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1176-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2008.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa analisa o uso da Internet na campanha presidencial brasileira, de agosto a outubro de 2006. Ela parte da visão de que a Internet pode aumentar a participação cidadã, ampliar o acesso à informação política e partidária, enriquecer o debate programático e organizar a campanha de maneira que se aproxime dos ideais democráticos. Com isso, seu propósito é verificar quais variáveis levam à participação on-line e se as TICs podem ser consideradas outra variável para definir o voto. O uso da Internet pelos candidatos em 2006 foi impulsionado por três fatores: 1) uma nova legislação eleitoral que restringiu despesas em diversas áreas; 2) a forte oposição da mídia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputava a reeleição; 3) o crescimento do acesso à Internet, que alcançou quase 25% do eleitorado. Como resultado, o número de sites eleitorais no Brasil (incluindo os candidatos a presidente, governador, senador e deputado) saltou de 542, nas eleições de 2002, para 2.640, em 2006. A pesquisa inclui três bases de dados: a) os e-mails enviados aos principais candidatos: o presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, da oposição; b) as mensagens trocadas em sites de relacionamentos nas comunidades virtuais desses candidatos e dos senadores Cristovam Buarque e Heloísa Helena, que também disputaram a Presidência; c) os sites eleitorais dos quatro candidatos. Algumas das variáveis utilizadas na pesquisa são: gênero, educação, idade, religião, partido, ocupação ou carreira, entre outras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe research analyses the use of the Internet in the electoral campaign to Brazilian Presidency, from August to October 2006. It assumes that the Internet can be used to improve the citizens participation, amplify the access to political information, enrich the program debate and organize the campaign in ways that move it closer to democratic ideals. Considering this, its purpose is to verify what variables lead to the participation on line and if the ICTs can be considered as another variable to define the vote. The use of the Internet by candidates in 2006 was boosted by three factors: 1) a new electoral legislation that restricted expenses in several areas; 2) the strong oposition of the media towards the President Luiz Inácio Lula da Silva, who run for re-election; 3) the growth of the Internet access, that reached almost 25% of Brazilian voters. As a result, the number of electoral websites in Brazil (including the candidates who run for President, Governor, Senator and Deputy) has jumped from 542, in 2002, to 2,640, in 2006. The research includes three databases: a) the e-mails sent to the major candidates: President Luiz Inacio Lula da Silva and the opositionist Geraldo Alckmin, a former governor from São Paulo (the richest Brazilian State). b) the messages posted in social network services of those candidates and the senators Cristovam Buarque and Heloísa Helena, who also run for Presidency. c) the websites of those four candidates. Some of the variables used in the research are: gender, education, age, religion, partisanship, occupation or career, amoung others.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePalanques virtuais : a campanha presidencial pela Internet nas eleições de 2006pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordCiência humanapt_BR
dc.subject.keywordEstudo eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordPartidos políticospt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1176/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.