Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/11408
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PraticaAlfabetizacaoInformacao.PDF73,98 kBAdobe PDFView/Open
Title: A prática de alfabetização em informação e comunicação em saúde : o olhar dos agentes comunitários de saúde sobre o projeto de inclusão digital em Sergipe, Brasil
Other Titles: The practice of literacy in health information and communication : the opinion of the community health agents about the digital inclusion project in Sergipe, Brazil
La práctica de la Alfabetización en Información y Comunicación en Salud : la miradade los agentes comunitarios de Salud en el proyecto de Inclusión Digital en Sergipe, estado del nordeste de Brasil
Authors: Paixão, Pablo Boaventura Sales
Freire, Valéria Pinto
Lima, Maria de Fátima Monte
Linhares, Ronaldo Nunes
Mendonça, Ana Valéria Machado
Sousa, Maria Fátima de
Assunto:: Inclusão digital
Inclusão social
Alfabetização por computador
Agentes comunitários de saúde
Issue Date: Jul-2011
Publisher: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Citation: PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales et al. A prática de alfabetização em informação e comunicação em saúde: o olhar dos agentes comunitários de saúde sobre o projeto de inclusão digital em Sergipe, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 15, n. 38, p. 937-46, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832011000300029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 11 out. 2012.
Abstract: Apresentam-se os resultados iniciais do projeto de Inclusão Digital de agentes comunitários de Saúde (ACS) de Sergipe, Brasil, quando da realização das práticas de alfabetização em Informação e Comunicação (ALFIN), por meio de Oficinas desenvolvidas como estratégia de aproximação entre os ACS de Sergipe e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Identificam-se caminhos efetivos de infoinclusão social, fundamentando-se na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e nos estudos de Paulo Freire. Utiliza-se a abordagem de pesquisa qualitativa e atipologia do Estudo de Caso e do Grupo Focal para o esquadrinhamento das práticas de ALFIN a distância.
Abstract: This article presents the initial results of the project of digital inclusion of community health agents (cha) of Sergipe, northeastern Brazil, when they carried out the practice of literacy in information and communication. This happened through workshops developed as a strategy for putting the cha of Sergipe in contact with the information and communication technologies (ict). Effective ways of social infoinclusion are identified, based on Habermas’ theory of communicative action and on paulo freire’sthought. The qualitative approach was used, as well as the typology of case study and focus group for scrutinizing the practices of literacy in information and communication, using distance learning.
Resumen: Este artículo presenta los primeros resultados del proyecto de Inclusión Digital de agentes comunitarios de salud (ACS) de Sergipe, Brasil, en el ejercicio de la práctica dela alfabetización en Información y Comunicación (ALFIN) a través de talleres desarrollados como una estrategia para aproximar los ACS de Sergipe y las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Busca identificar formas eficaces de inclusión social con base en la Teoría de la Acción Comunicativa de Habermas y en El pensamiento de Paulo Freire. Utiliza el enfoque cualitativo y la tipología de los Estudios de Caso y del Grupo de Enfoque para examinar las prácticas de ALFIN a distancia.
Licença:: Interface - Comunicação, Saúde, Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-3283&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 out. 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011000300029
Appears in Collections:DSC - Artigos publicados em periódicos e preprints

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/11408/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.