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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/11194
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Title: Arte e reabilitação fazendo brotar emoção com ajuda de aparato digital
Authors: Simas, Cláudia Gunzburger
Orientador(es):: Medeiros, Maria Beatriz de
Assunto:: Lesão medular
Pessoas com deficiência física - reabilitação
Arte - terapia
Arte e tecnologia
Issue Date: 17-Sep-2012
Citation: SIMAS, Cláudia Gunzburger. Arte e reabilitação fazendo brotar emoção com ajuda de aparato digital. 2012. viii, 165 f., il. Tese (Doutorado em Arte e Tecnologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: O objetivo deste estudo é mostrar a importância do ateliê digital para o processo de reabilitação de pacientes com lesão medular. O problema específco abordado na pesquisa decorre das relações que o sujeito trava com o mundo e sua suscetibilidade às mudanças de paradigmas criadas pela nova situação e pelos embates sobre o corpo e a emoção, a expansão do corpo e o descompasso entre movimento, po- tência e expressão. Foram realizados três estudos de casos de pacientes jovens, do sexo masculino, com lesão medular, tetraplegia. Utilizaram-se os processos ocorridos em um ateliê digital, permitindo que fossem realizados os estudos dos processos simbólicos e o desenvolvimento criativo da linguagem visual destes pacientes. Os recursos utilizados foram desenhos realizados no computador, conversas e textos pelo correio eletrônico, blogs, fotografas e animações. Para reproduzir o funcionamento da ofcina de ateliê digital, dentro e fora do hospital, intercalaram-se momentos de diálogos, ocorridos online, aulas virtuais realizadas online, relatos e depoimentos dos próprios participantes durante a atividade. A análise do material coletado de cada paciente iniciou-se em tempos diferentes, interligando-se no decorrer do processo de reabilitação Os dados foram analisados, respeitando-se as trocas de diálogos, permitindo compreender os princípios de como acontece a comunicação e a cognição na elaboração de novos uni- versos. O material resultante da atividade permitiu a análise do desenvolvimento do processo criativo que mostrou e revelou transformações deste corpo e alma pelo fazer criativo. As falas revelaram que a reabilitação não está apenas relacionada à “sobrevivência” e readaptação, mas também a reaprender comunicar sentimentos e expressão potencializando e alargando, o sentido da vida. É o encontro de um universo poético dentro de um hospital em busca de expandir a capacidade expressiva em um momento de pouca mobilidade. O estudo salienta a abordagem qualitativa, por meio de um enfoque dialógico que permitiu o fortalecimento do trabalho, destacando-se a importância da atividade de artes em um ateliê digital para pacientes com limitações motoras em processo de reabilitação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at highlighting the relevance of interventions in art through a digital atelier approach in the rehabilitation of individuals with spinal cord injury. The main research question is associated to the relationship established among the individual and his world, which is also susceptible to paradigmatic changes, and subjugated to the new condition, and secondary body and emotional struggles, going beyond the body itself, facing the movement, potentialities and expressive unbalance. Three young male individuals, diagnosed with a spinal cord injury, and having a tetraplegia, were studied based on case study methodological approach. The work comprehended acknowledgment of creativity that occurred in the digital atelier, allowing the follow-up of the symbolical processes and the creative visual language development. The resources applied were drawings which were developed through the use of a computer, which was also the base for the establishment of verbal interac- tions, electronic mailing correspondence of written materials, blogs, photos, and animation exchanges. Aiming at reproducing the digital atelier workshop conditions, both inside or outside the hospital’s setting, intermittent online communication was maintained. The process included teaching procedures, verbal expressions based on the participant’s report during activity performance. The content which was analyzed occurred in different timings, binding along the rehabilitation itself. The content analysis gave special attention to speech intercourse, which allowed the comprehension of the subjective cog- nitive process used by the individual to buildup the bases which helped elaborate the new universal dimensions. The materials that were derived from the developed activities revealed the creative process, which gave insights to body and soul transformations which comprehended the process. The uttered verbalization unenlightened that rehabilitation was not only ‘survival’ and adaptation, but also represented the process of relearning how to express feelings and how to communicate expanded meanings for being alive. It represents the access to a poetical universe, within a hospital setting, which can favor new possibilities to express in a condition in which movement is impaired. This study emphasized a qualitative approach, with focus directed to the comprehension of the uttered speech that gave strength and in-bodied the work itself, highlighting the importance of the art digital atelier activity in a rehabilitation setting for individuals with functional impairments.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.
Appears in Collections:IdA - Doutorado em Artes (Teses)

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