Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf5,85 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Heloisa Schmeiske-
dc.date.accessioned2009-01-15T13:18:24Z-
dc.date.available2009-01-15T13:18:24Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1101-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeitura na escola : aprender a ler, ler para aprenderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.keywordProva Brasilpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de leiturapt_BR
dc.subject.keywordProtocolo verbalpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1101/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.