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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10596
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Title: Contexto, atitudes e reação à mudança organizacional
Authors: Nery, Vanessa de Fátima
Orientador(es):: Neiva, Elaine Rabelo
Assunto:: Mudanças organizacionais
Issue Date: 25-May-2012
Citation: NERY, Vanessa de Fátima. Contexto, atitudes e reação à mudança organizacional. 2012. xv, 110 f. il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2012.
Abstract: Estudos indicam que a maioria das ações de mudança organizacional falha devido a aspectos humanos. Por isso, é crescente o interesse a respeito dos fatores que intervenientes nas respostas de engajamento e resistência à mudança organizacional. O objetivo desse estudo foi investigar a influência do contexto de mudança organizacional nas atitudes frente à mudança organizacional e nos comportamentos de engajamento e resistência. Foi proposto um modelo de mediação das atitudes frente à mudança entre o contexto de mudança organizacional e as respostas à mudança. Para teste do modelo, foi realizado um estudo quantitativo com corte transversal em 9 Estados da Federação. A amostra foi composta por 981 empregados e terceirizados de duas organizações públicas. Os participantes responderam às medidas de contexto de mudança e respostas à mudança, desenvolvidas para o presente trabalho; e à medida revalidada de atitudes frente à mudança organizacional. A escala de concordância dos instrumentos era formada de 11 pontos. Foram realizadas análises de confiabilidade das medidas e análises de regressão para o teste do modelo de mediação. Os resultados confirmam que as atitudes são mediadoras na relação entre o contexto e as respostas à mudança. De maneira geral, os resultados corroboram as hipóteses testadas e indicam que o contexto de mudança organizacional possui uma relação direta com as respotas de engajamento e resistência. Ao final do trabalho são apresentadas as limitações do estudo e sugestões para a realização de futuras pesquisas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Studies indicate that most of the actions of organizational change fail due to human aspects. Thus, there is growing concern regarding the factors involved in the reactions of engagement and resistance to organizational change. This study aimed to investigate the relationship between the context of organizational change, attitudes toward change and engagement behaviors and resistance. To do so, it was proposed a mediation model of attitudes towards change between the context of organizational change and the reactions engagement and resistance. To test the model, it was performed a cross-sectional quantitative study in nine states. The sample consisted of 981employees of two Brazilian public organizations. Participants responded to measures of the changing environment and reactions to change, developed for this work, and reinstated as of attitudes toward organizational change. The instruments had a 11 points agreement scale. Were performed to analyze the reliability of measures and regression analysis to test the mediation model. The results confirm that attitudes mediate the relationship between the change context and the reactions of engagement and resistance. Overall, the results support the hypotheses tested and indicate that the context of organizational change has a direct relation to the reactions of engagement and resistance. At the end of the paper presents the study's limitations and suggestions for conducting future research.
Description: Dissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, 2012.
Appears in Collections:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

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