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Título: Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Costa, Sely Maria de Souza
Assunto: Comportamento informacional - estudo de usuários
Serviços de informação
Uso da informação
Data de publicação: 2010
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 39, nov. 2010. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1206/1355. Acesso em: 08 Nov. 2011.
Resumo: Este artigo visa a contribuir para o conhecimento mais aprofundado sobre estudos de comportamento informacional de usuários com base em como são tratados na literatura da ciência da informação nas últimas seis décadas. Para tanto, a análise se fundamenta nas revisões publicadas no periódico Annual Review of Information Science and Technology (Arist) e em outros trabalhos que complementam o tema abordado, mostrando sua evolução teórica e metodológica. Uma diferença crucial está relacionada à mudança conceitual observada, a qual denota a ampliação da visão epistemológica dos estudos. Tal mudança referese, especialmente, à nova terminologia adotada, que passa de “estudos de usuários” ou “necessidades e uso de informação” para “comportamento informacional de usuários”. Trata-se, contudo, não somente de alteração terminológica, mas, sobretudo, de mudança paradigmática, resultado de transformações no modo como o tópico é definido e abordado, e na forma como é investigado.
Abstract: The objective of this article is to contribute to a deeper understanding of how user information behaviour studies have been dealt with in literature on information science for the last six decades. The analysis is based on the reviews published in the journal Annual Review of Information Science and Technology (Arist), as well as on additional works that complement the topic approached showing its theoretical and methodological evolution. analyses. A crucial difference identifi ed is related to the conceptual change occurred, showing a wider epistemological view of the studies. This change, on the other hand, is referred mainly to the terminology used to defi ne the topic, which is changed from “studies of users” or “needs and use of information” to informational behavior of users”. The change, however, is not only terminological but also a paradigmatic change, as a result of transformation in how the topic is defi ned and approached, as well as how the research is carried out.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (CC BY 3.0). Fonte: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/index. Acesso em: 18 nov. 2011.
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