Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9575
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PosModernidadeEnsino.pdf184,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras : tendências e desafios
Autor(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Linguagem e línguas - estudo e ensino
Linguística aplicada
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de publicação: 2010
Referência: MASTRELLA, Mariana Rosa. Pós-modernidade e ensino de línguas estrangeiras: tendências e desafios. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, Brasília, v. 9, n. 1, p. 102-117, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/3897/3308>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
Resumo: Muito tem sido discutido acerca das mudanças que caracterizam o tempo presente, bem como suas consequências para a forma como o processo de ensino/aprendizagem de línguas deve ser entendido. Parece consenso a necessidade de que ensinar línguas estrangeiras (LEs) se desenvolva hoje sob uma perspectiva crítica, levando em consideração que o tempo pós-moderno, a partir da caracterização de autores como Hall (2003), Giroux (1999) e Bauman (2001), dentre outros, lança questionamentos sobre o que é ciência, quem é o sujeito e também sobre os cânones que tradicionalmente trazem respostas fixas e pré-concebidas acerca do que envolve a vida social. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma discussão teórica acerca de algumas características que constituem o que se pode chamar de momento pós-moderno, a fim de focalizar desafios que se põem ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente em relação a três aspectos: o status das LEs, a questão das identidades e o lugar chamado sala de aula. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Much has been discussed about the changes that characterize the present time as well as their consequences to the way the process of teaching/learning languages must be understood. It seems to be a consensus that the teaching of foreign languages (FLs) must be developed under a critical perspective, considering that the postmodern times (according to the view of authors such as Hall, 2003; Giroux, 1999; Bauman, 2001, among others) question what science is, who the subjects are, and also the canons that traditionally bring fixed and pre-conceived answers about our social life. In this perspective, this article aims to present a theoretical discussion on some characteristics of the so-called postmodernity in order to focus on challenges confronting the process of teaching/learning foreign languages, especially concerning three aspects: the status FLs may acquire, identity matters and the place we call language classroom.
Licença: A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons