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Título: Gestão de documentos, informação e conhecimento : a óptica dos gestores do serviço nacional de aprendizagem comercial (SENAC-DF)
Autor(es): Silva, Patrícia Andrade da
Orientador(es): Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Assunto: Documentos eletrônicos
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
SENAC
Data de publicação: 14-Out-2011
Referência: SILVA, Patrícia Andrade da. Gestão de documentos, informação e conhecimento: a óptica dos gestores do serviço nacional de aprendizagem comercial (SENAC-DF). xvii, 159., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
LEMOS, Roberto Duarte Pontual de. Elementos básicos para a construção de modelo de gestão da informação para engenharia de software: estudo de caso para atividade de requisitos no SERPRO. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Na chamada era da informação a forma como utilizar e gerenciar as informações tem se tornado um dos grandes desafios para os gestores contemporâneos. A informação ratifica seu caráter estratégico, num ambiente competitivo ao proporcionar o desenvolvimento organizacional. No contexto da gestão das informações e gestão do conhecimento, os arquivos institucionais por meio da Gestão de Documentos podem subsidiar os processos que sustentam a gestão das informações e criação de novos conhecimentos. O presente trabalho tem como foco identificar como a Gestão de Documentos é percebida pelos gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-DF) no contexto da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. A base metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, e os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a entrevista estruturada e a análise de documentos. Para sua consolidação foi utilizada uma vasta literatura relacionada às temáticas: Gestão de Documentos, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, merecendo destaque os autores: Couture e Rousseau (1998), Jardim (1988;1992); Duranti (1994), Ponjúan Dante (2004), Tarapanoff (2001;2006), Davenport e Prusak (1998), e Nonaka e Takeuchi (1997). Mediante as perspectivas teóricas, análise do estudo de caso e a percepção dos gestores é possível afirmar que a Gestão de Documentos poderia destacar-se no contexto organizacional como ferramenta de gestão que subsidia a Gestão da Informação e proporcionar a criação de novos conhecimentos. Para tanto, faz-se necessário lançar mão dos procedimentos e ferramentas da Gestão de Documentos, para sua consolidação no contexto da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the call it was of the information the form as to use and to manage the information has become one of the great challenges for the managing contemporaries. The information ratifies its strategic character, in a competitive environment when providing the organizational development. In the context of the information management and knowledge management, the institutional archives through the records management can subsidize the processes that support the management of the information and creation of new knowledge. The present work has as focus to identify with the Records Management is perceived by the managers of the Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-DF) in the context of the Information Management and Knowledge Management. The used methodological base was the qualitative research, and the instruments used in the collection of data had been the structuralized interview and document analysis. For its consolidation a vast literature related to the thematic ones was used: Record Management, Information Management and Knowledge Management, deserving have detached the authors: Couture and Rousseau (1998), Jardim (1988; 1992); Duranti (1994), Ponjúan Dante (2004), Tarapanoff (2001), Davenport and Prusak (1998), and Nonaka and Takeuchi (1997). By means of the theoretical perspectives, analysis of the case study and the perception of the managers, are possible to affirm that the Record Management could be distinguished in the organizational context as management tool that subsidizes the Information Management and provide the creation of new knowledge. For in such a way, one becomes necessary to launch hand of the procedures and tools of the Record Management, for its consolidation in the context of the Information Management and Knowledge Management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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