Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9263
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArcaboucoConceitualLetramento.pdf198,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arcabouço conceitual do letramento informacional
Outros títulos: Conceptual framework of information literacy
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Letramento informacional
Aprendizagem
Data de publicação: Set-2010
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1819/1381>. Acesso em: 20 set. 2010.
Resumo: Discute os conceitos relacionados ao letramento informacional, visando a propiciar um arcabouço conceitual mais objetivo e rigoroso mediante o desenvolvimento das representações mentais que integram esse processo, bem como as consequentes relações intrínsecas aos diversos sistemas conceituais com ele identificados. Tal empreendimento é importante para se pensar a partir do mesmo referencial de ideias. É proposta uma concepção de ‘letramento informacional’ com ênfase na aprendizagem, como processo de construção do conhecimento que pode contribuir para a sustentabilidade da vida e a solidariedade humana na sociedade contemporânea.
Abstract: This article presents the concepts used in the scope of information literacy, providing a more rigorous and objective framework by means of the development of a structure of mental representations that integrates this process, as well as the resulting intrinsic links to other related concept systems. Such an undertaking is important in order to become possible to think considering the same referential basis of ideas. A conception of ‘information literacy’ is proposed, with emphasis on learning as a knowledge acquisition process that could therefore contribute to the sustainability of life and the human solidarity in contemporary society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons