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Título: Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares
Outros títulos: Children's stories as a context for positive reinforcement of vocal verbal behavior of preschool children
Autor(es): Ávila, Raquel Ramos
Orientador(es): Vasconcelos, Laércia Abreu
Assunto: Comportamento - avaliação
Comportamento verbal
Educação pré-escolar
Data de publicação: 8-Set-2011
Referência: ÁVILA, Raquel Ramos. Histórias infantis como um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças pré-escolares. 2006. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar se a história infantil "Branca de Neve e os Sete Anões" apresentada em mídia filme poderia ser um contexto para o reforçamento positivo do comportamento verbal vocal de crianças. Quatro meninos e quatro meninas, com idade entre 5 anos e 5 anos e 7 meses, foram distribuídos de acordo com duas condições. As crianças da Condição Controle participaram apenas de sessões de linha de base inicial e final, nas quais assistiram à primeira e à segunda parte do filme, respectivamente, sendo, em seguida, solicitadas a recontá-las individualmente. As crianças da Condição Experimental participaram dessas sessões de linha de base inicial e final, e também participaram de seis sessões individuais de treino, divididas em duas etapas. Na primeira etapa, a criança revia uma das seis cenas curtas selecionadas do filme e depois a discutia com a experimentadora. Na segunda etapa, a criança e a experimentadora descreviam e analisavam um dos seis desenhos impressos, elaborados a partir do tema central da cena à qual correspondia. Ao final da coleta de dados, as crianças da Condição Controle participaram de três sessões de treino, cujos dados também foram analisados. Todas as sessões foram gravadas em vídeo e transcritas, o que permitiu o registro da ocorrência de cada uma das treze estratégias comportamentais da experimentadora e das catorze categorias comportamentais das crianças, de acordo com as definições adotadas neste estudo. Não foram encontradas diferenças sistemáticas entre os desempenhos de meninos e meninas. Comparando-se as sessões de linha de base e de treino, observou-se claros aumentos da variedade e do total absoluto de ocorrências das estratégias comportamentais, acompanhados por aumentos similares das categorias comportamentais, que foram mais claros para as crianças da Condição Experimental. As estratégias comportamentais que envolviam perguntas, comentários, encorajamentos, apresentação de soluções alternativas e aprovação social foram as mais utilizadas pela experimentadora, enquanto que as categorias comportamentais que envolviam analisar, fantasiar, fazer pedidos ou perguntas e responder de forma simplificada foram as mais emitidas pelas crianças de ambas as condições, nas sessões de treino. Estes resultados indicam aspectos da interação experimentadora-criança que podem contribuir para o desenvolvimento do repertório verbal vocal. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the present research was to investigate whether Snow white’s story presented in vídeo would be a context for positive reinforcement of children’s vocal verbal behavior. Four boys and four girls with ages ranging from 5 years old to 5 years old and 7 months were assigned to two conditions. Children from the Control Condition only participated in initial and final baseline sessions, in which they saw the first and second parts of the video, respectively, and then were asked to retell individually what they remembered. Children from the experimental condition participated in those initial and final baseline sessions and also in six individual training sessions, divided in two stages. In the first stage, the child saw one of six short scenes selected from the video, then discussed in with the experimenter. In the second stage, the child and the experimenter described and analyzed one of six drawings which werw based on the main theme of one corresponding scene from the video. After all data were collected, children from the control condition participated of three individual training sessions, also analyzed here. All sessions were videotaped and transcribed, allowing occurrences for each of 13 experimenter’s behavioral strategies and for 14 children’s behavioral categories to be recorded. No systematic differences were found between boys and girls’ perfomances. Comparing baseline and training sessions, increases were observed in the variety and in the absolute number of behavioral categories that occurred for the children. Behavioral strategies involving questioning, commenting, encouraging, presenting alternative solutions and presenting social approval were the most used by the experimenter, while behavioral categories involving analyzing, fantasying, making requests or questions and answering briefly were the most emitted by children of both conditions. Results indicate aspects of experimenter-child interactions that can contribute to the development of a child’s vocal verbal repertoire.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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