Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8981
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JuliaMariaAntunesBarros.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O ambiente virtual como um espaço para a autonomia na aprendizagem de línguas
Autor(es): Barros, Júlia Maria Antunes
Orientador(es): Unternbäumen, Enrique Huelva
Assunto: Ambientes virtuais de aprendizagem
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Linguagem e línguas - aprendizagem
Tecnologia educacional
Data de publicação: 7-Jul-2011
Referência: BARROS, Júlia Maria Antunes. O Ambiente virtual como um espaço para a autonomia na aprendizagem de línguas. 2011. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo visa investigar a aplicabilidade da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como um espaço para a promoção do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) — inglês. Para isso busquei: a) identificar evidências de comportamento autônomo por parte dos aprendentes da LE ao utilizarem o ambiente virtual Moodle; b) verificar quais os elementos que, durante esta utilização, se mostram adequados para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de LE; c) diagnosticar as possíveis relações entre a autonomia ou a falta de autonomia de um aprendente e seu contexto, sua agência, suas motivações e suas estratégias de aprendizagem. A fundamentação teórica é baseada em estudos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem e os estudos sobre a autonomia na aprendizagem de LE com a utilização de um modelo de perspectivas de autonomia. O método empregado foi o de um estudo de caso no qual tentamos responder como se dá o uso de AVA e quais os efeitos desta utilização na autonomia dos aprendentes; e, também, o que falta para que os alunos participantes possam desenvolver sua autonomia na aprendizagem de LE. Os instrumentos utilizados para gerar dados para o estudo foram questionários e entrevista, além da observação dos ambientes de aprendizagem. Os resultados apontaram que o AVA ainda não foi suficientemente explorado pelos alunos e que a utilização favorável à promoção da autonomia depende do engajamento dos alunos que pode estar relacionado à motivação do aprendente, ao contexto da aprendizagem, à agência e às estratégias de aprendizagem utilizadas pelo aluno para aprender uma LE. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the applicability of using virtual learning environments (VLE) as a space to promote the development of language learning autonomy. The aims are: a) identify evidence of autonomous behavior concerning EFL learners when they use the VLE Moodle; b) check which elements appropriately show language learning autonomy; c) list the possible relationship between autonomy or lack of autonomy and the context, agency, motivation and learning strategies of the learners. The theoretical framework is based on studies dealing with technology in learning and language learning and a model of perspectives on autonomy. The methodological approach chosen was a case study of how the use of the VLE contributed to the development of learners‘ autonomy and whether there was an evidence of participants‘ autonomy concerning their own motivation, agency, learning strategies and learning context. The data were collected through questionnaires, interviews and observation of the learning environments. Results showed that the VLE has not been thoroughly explored by the students and that development of language learning autonomy in this environment depends on the language learners‘ engagement, which is related to their motivation, learning context, agency and learning strategies.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.